Ser Universitario
 
 

Tablets:

rumores e certezas para 2012

24/01/2012 - 07:59h

O mercado de tablets promete ser agitado em 2012, contemplando desde novos aparelhos que prometem superar as vendas do iPad 2 até a suposta chegada do iPad 3 e mudanças no conceito de tamanho de tela. Hoje, o segmento de tablets é dominado pelo iPad. Atualmente, o tablet da Apple é responsável por 61,5% do mercado, sendo seguido pela Galaxy Tab, da Samsung (5,6%). Apesar de mais da metade do mercado pertencer à Apple, a concorrência pretende ameaçar a liderança, com cinco novos dispositivos lançados durante a CES 2012:
  • Asus Eee Pad Transformer Prime: a empresa evoluiu o Transformer Prime TF201 ao aumentar a resolução da tela para 1920×1200 pixels. Começará ser vendido no segundo trimestre desse ano com preços que variam entre 600 e 700 dólares.
  • Asus Eee Pad MeMo ME370T: na busca por um Tablet barato, leve e de fácil manuseio, a Asus lançou este aparelho de 1280×800 pixels, que deve chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano, com o valor de 250 dólares.
  • Acer Iconia Tab A700: possui como principal característica o pouco espaço entre o vidro e o display, reduzindo assim o brilho. O aparelho tem resolução de 1920×1200 e tela de 10.1 polegadas.
  • Samsung Galaxy Tab 7.7 da Verizon: Considerado pela empresa como o dispositivo mais fino e leve da linha, o aparelho é o primeiro a usar a tela de Super Amoled de 7.7 polegadas com 1280×800 pixels de resolução, e tem por vantagens o alto brilho e cores vibrantes.
  • Toshiba Excite X10: Também considerado o mais fino e leve de sua linha. O Excite X10 possui display de 1280×800 pixels e é construído com uma lacuna de ar entre os componentes. Com um preço entre 530 e 600 dólares, a Toshiba espera lançá- lo ainda no primeiro trimestre.
Uma tendência deve se consolidar a partir desse ano: o tamanho da tela. Desde o lançamento do iPad, as telas variaram muito de tamanho (geralmente, entre 5 e 11 polegadas). Porém, a previsão é que se fixe entre 9 e 11 polegadas. A estimativa surgiu do pressuposto que as pessoas buscam melhor resolução de tela, tornando produtividade e conectividade itens secundários. Especialistas imaginam que telas menores que essas serão destinadas a alguns nichos; para pessoas que pretendam ficar mais tempo conectadas, por exemplo. No entanto, todo esse esforço para alcançar o iPad 2 pode não surtir efeito. Rumores apontam que durante o mês de março será lançado no mercado americano o novo iPad, em sua terceira versão. As especulações são que o tablet terá conter conexão 4G, tela de alta definição e processador de quatro núcleos, com preço estimado em 299 dólares para concorrer com os tablets de baixo custo.

Fonte: Impacta
Tags: