TV Futura firma parceria com UNITAU

“Cultura e Desenvolvimento Regional”

17/10/2013 - 15:59h

O Reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dr. José Rui Camargo, o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, juntamente com a diretora geral da TV Futura, Lucia Araújo e o coordenador de operações do canal, Acácio Jacinto, assinaram na tarde do dia 16, quarta-feira, um convênio entre a Universidade e o canal, abrindo uma das mesas redondas que compõem o 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED). O convênio proporcionará um elo entre a UNITAU e a TV Futura, assim como entre as outras 30 universidades conveniadas com o canal, com geração de conteúdos pela TV UNITAU, que serão transmitidos em parceria com a TV Futura, assim como também haverá a transmissão de programas do canal, ou seja, um intercâmbio de matérias e conteúdos gerados.

Para a diretora geral da TV Futura, Lucia Araújo, cada convênio que o canal faz enriquece a possibilidade de abordar conteúdos de qualidade que dão conta da imensa diversidade cultural brasileira. “O Vale do Paraíba tem uma grande representação do ponto de vista não apenas da história de São Paulo, mas da história do Brasil e do patrimônio cultural brasileiro”, afirmou.

Para ela, é fundamental o papel da Universidade de Taubaté no compromisso social e educacional com a população. “Estar junto com a Universidade cumpre o papel de batalhar para a melhora da educação brasileira”, completou Lucia.

A Universidade de Taubaté pretende colocar no ar a TV UNITAU em dezembro, porém já estão sendo transmitidos no Canal Futura entrevistas e conteúdos gerados na Universidade. Para Thiago Molina, diretor da TV UNITAU, a parceria agrega valor e é um modo de motivar os funcionários e alunos da Instituição. “A parceria nos dará mais força para produzir conteúdo com qualidade para chegar à casa dos telespectadores”, disse Molina.

Evento

A assinatura marcou a abertura da mesa redonda “Cultura e Desenvolvimento Regional”, que contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Marcelo Mattos Araújo, da vice-presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), Valéria Rossi Domingos, e o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade.

Durante a mesa, foram abordados assuntos relacionados à cultura regional do Vale do Paraíba, agendas e perspectivas para uma agenda regional de trabalho, assim como rotas culturais da região.

O Secretário, Prof. Dr. Marcelo Mattos Araújo, falou da grande riqueza cultural e histórica que o Vale do Paraíba apresenta, e como isso pode ser abordado em eventos e rotas turísticas. “Podemos avançar na discussão e reflexão de uma gestão pró-integrada entre as cidades do Vale do Paraíba, que defendem vários patrimônios culturais”, disse Araújo.

O evento contou com a presença de secretários de cultura da região, como os da cidade de Taubaté e de São Luiz do Paraitinga.

Houve abertura para perguntas, promovendo a interação do público com o assunto tratado. “O Vale do Paraíba tem uma relevância muito forte no sentido de preservar e cuidar de todo o patrimônio e acervo que é presente aqui, e temos que prestigiar ao máximo”, afirmou a artista plástica Rosana Simi Peres dos Santos.

Após a mesa redonda, o público foi divido em três grupos de trabalho, para discutirem sobre os temas: economia criativa, patrimônio e gestão cultural.

O 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) segue até dia 19, sábado, com várias palestras e apresentações. Mais informações, assim como a programação completa, podem ser obtidas no site da UNITAU (www.unitau.br).

Fonte: Unitau
Tags: