Unidade Santa Teresinha promove XII Encontro de Educação.

08/10/2012 - 14:34h

Educação na Era Digital

O curso de pedagogia do UNISAL Unidade São Paulo/Santa Teresinha realizou, entre os dias 17 e 21 de setembro, o XII Encontro de Educação com o tema “Educação na Era Digital: o real e o virtual (des) humanizando a escola”.

O Encontro reuniu professores das redes pública e particular de ensino, profissionais que atuam na gestão educacional (coordenadores pedagógicos) e estudantes de diversas instituições de ensino superior da região.

Os trabalhos foram iniciados com a palestra magna do Prof. Dr. Moacir Gadotti, que trouxe reflexões sobre o tema "Educar para um outro mundo possível": o real e o virtual (des)humanizando a escola.  Para Gadotti, só a partir de uma contextualização histórica sobre o cenário educativo podemos sinalizar que “um outro mundo” é possível, pois compreendemos a realidade educacional e nela intervimos, fazendo uso das tecnologias como uma das ferramentas na direção da humanização das relações.

Na terça, dia 18, foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: desafios e possibilidades na Era Digital”, que contou com a participação da Profa. Dra. Aglaé Cecília Toledo Alves, do curso EaD na Prática - COGEAE/ PUC/SP e Supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino Norte 2, e também da Profa. Paola Prandini, Jornalista e mestranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

O dia 19 foi marcado pelas oficinas temáticas organizadas pelos alunos do curso de Pedagogia da Unidade. No penúltimo dia, todos acompanharam a Narrativa de Experiência feita pela cantora lírica Giovanna Maiara, que contou sobre como as tecnologias contribuíram para que ela superasse os desafios de quem convive com algum tipo de deficiência, no seu caso, visual.

O último dia do evento teve a participação do Professor Dr. Ismar de Oliveira Soares, Coordenador da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da USP. Ele falou da importância da educomunicação e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais, buscando identificar o papel do educador para o desenvolvimento de situações de aprendizagens mais significativas e que contribuam para que os alunos se aproximem do projeto educativo da escola, e que nele tenham atendidas suas necessidades e expectativas.

Fonte:

Tags:

Veja mais notícias desta universidade