UNIFESO adere ao movimento Maio Amarelo

12/05/2015 - 17:44h

Untitled Document

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo é a principal proposta do movimento Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar o maior número de pessoas. Para fazer parte das instituições que abraçam a campanha, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi procurado pela assessoria do deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ), político que está à frente do movimento.

Em reunião de que participaram as professoras Verônica Santos Albuquerque, Reitora dos UNIFESO; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Marcello Netto, assessor do deputado, foi formalizado o apoio que a Instituição vai dar ao movimento, que já conta com atividades programadas nos campi. Uma delas será com os estudantes do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), no dia 20 de maio, quando receberão representantes do Clubinho Salva Vidas (um portal gratuito de jogos com dicas de educação no trânsito, cidadania, preservação do meio ambiente, entre outras, visando melhorar a qualidade de vida e reduzir os índices de acidentes) para uma sensibilização sobre o tema. Nos dias 25, 26 e 27 de maio, o CCS e os centros de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT) promoverão palestras sobre o tema. Além disso, as dirigentes do UNIFESO se propuseram a mobilizar a comunidade acadêmica a participar de uma caminhada em prol da causa.

A reunião tratou também de uma parceria que vai além das ações no mês de maio. De acordo com a professora Verônica Albuquerque, passado o momento de sensibilização começa uma ação permanente de suporte à causa, especificamente no que diz respeito à pesquisa. “Na reunião encontramos uma série de sinergias entre projetos de pesquisa que são desenvolvidos aqui, em especial em nosso Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde UNIFESO, que tem um projeto que trabalha especificamente com acidentes de moto. Fechamos então uma parceria para a produção de pesquisas junto ao grupo do deputado Hugo Leal, com a proposta de traçarmos um diagnóstico de acidentes de trânsito em Teresópolis para que, munido destas referências de locais, horas, perfis entre outros dados, o poder público tenha subsídios que permitam trabalhar melhor na prevenção”, justificou a professora Verônica.

Fonte: Unifeso
Tags: