29/02/2012 - 14:19h
“É enorme a falta de professores de matemática no Brasil, eles são disputados em todo lugar. O Governo Federal tem investido pesado na formação desses profissionais através de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Certamente a educação na cidade de Teresópolis se beneficia com mais estes profissionais”, avaliou a professora Elaine Maria Paiva de Andrade, coordenadora do curso de Matemática e diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do UNIFESO. De acordo com ela, os formandos tiveram um ótimo desempenho e apresentaram excelentes trabalhos.
Entre eles está Débora Botelho Lopes, que já atua na profissão trabalhando em duas escolas do município de Teresópolis dentro do projeto “Mais Educação”. “Trata-se de um mercado amplo e com muita carência”, ressaltou Débora. Para ela, a prática de ensino voltada para atuação em sala de aula foi um diferencial importante em sua trajetória acadêmica. Em atividade desde 2009, o curso tem a duração de três anos, visando neste período proporcionar aos acadêmicos uma sólida formação teórica e metodológica, além de desenvolver uma atitude contínua de estudo, reflexão e análise de sua prática docente e das pesquisas em desenvolvimento.
MEC confere nota máxima ao corpo docente
Com nota máxima (cinco) na dimensão que avalia o corpo docente, o curso de Licenciatura em Matemática obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) em 2011. O conceito final foi quatro, o que confere o perfil “bom de qualidade”. “Para receber essa nota alta na avaliação do corpo docente os critérios são muito específicos: tem que ter um percentual de doutores elevado, professores contratados com horário integral, com publicação na área, enfim, a exigência é muito grande”, lembrou a professora Elaine Andrade.