UNIFESO lançou revista eletrônica na área de Humanas e Sociais

No dia 24 de outubro

31/10/2014 - 07:05h

Humanas e Sociais do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O evento foi realizado na Sala de Multimídia do Prédio Biomédicas, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, com a presença de dirigentes, professores e estudantes da Instituição.

“A produção acadêmica tem sido um dos principais elementos para caracterizar as instituições de ensino, em especial de ensino superior. A nossa revista está sendo construída de modo a atender aos critérios que definem os melhores periódicos do país, estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – uma agência de fomento à pesquisa brasileira. Nosso objetivo é nos enquadrar no critério B1, que é um reconhecimento das melhores publicações em nível nacional”, contou o professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador do curso de Direito do UNIFESO e editor-chefe da revista.

Com o objetivo de difundir o conhecimento na área das Ciências Humanas e Sociais, o periódico multidisciplinar será aberto a contribuições de docentes, pesquisadores e discentes do Brasil e do exterior, selecionados com base na qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento nos respectivos campos, por meio de avaliações e revisões de consultores ad hoc. Os artigos serão relacionados aos cursos da área de Humanas e Sociais, mas também serão aceitos textos de áreas correlatas, independente da área de atuação do autor, desde que estejam dentro da temática da revista.  A publicação terá periodicidade semestral, divulgando nove artigos por edição, no formato online. Contudo, o editor-chefe adiantou que a ideia é, futuramente, acrescentar conteúdo ao periódico, como entrevistas e notícias.

Para o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico, “este portal significa um avanço muito grande, é um estímulo para ampliarmos a nossa capacidade de comunicação e darmos visibilidade ao que se faz na Instituição e a relevância que ela tem para a nossa sociedade”. Já o professor Alexandre José Cadilhe, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, avalia o momento como “uma celebração da integração efetiva do que temos como política, que é justamente a integração entre ensino, pesquisa e extensão, compreendendo o ensino superior como cenário e espaço que não envolve somente a sala de aula, mas principalmente uma instituição de produção de conhecimento”.

A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS, revelou que este é um sonho dos membros do CCHS que já vem há anos. “Desde meados de 2006 vínhamos almejando fazer uma revista e, apesar de diversos contratempos e dificuldades, fomos persistentes, alcançamos avanços e construímos nossa revista, perseguindo o objetivo de garantir a excelência de ensino no UNIFESO, como prevê nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”, observou.

Confiante no sucesso da revista, o professor Jucimar André Secchin, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, confirmou que “esta é uma intenção antiga do CCHS vinda de um grupo que pensava em publicar a revista ainda no formato impresso. Com o passar dos anos fomos amadurecendo e aprimorando as nossas intenções e possibilidades e hoje, liderados pelo professor Leonardo, esse trabalho vem a termo”.

Fonte: Unifeso
Tags: