UNIFESO realiza Curso de

Elaboração Participativa de Projetos

06/08/2012 - 10:15h

Nos dias 17 e 31 de agosto, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI), realiza o “Curso de Elaboração Participativa de Projetos”. Voltada aos gestores, docentes e estudantes da Instituição que buscam ferramentas para a formalização de projetos, a capacitação contará com a participação da assessora da ADPI, Profa. Edneia Martuchelli Moço; da diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Katiuscia Vargas; das professoras Cátia Farias e Vivian Telles, dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária; e do professor Wolney Martins, consultor do UNIFESO; na facilitação do processo ensino-aprendizagem.

O curso tem como objetivo promover a capacitação em elaboração participativa de projetos por meio de uma abordagem conceitual e prática, através da utilização de metodologia ativa para a aprendizagem, tomando-se como referenciais a troca de experiência entre os participantes, o trabalho individual e em grupos. Para atender os objetivos propostos, serão trabalhados os seguintes conteúdos: “planejamento participativo - princípios e elementos”, “ciclo de planejamento e execução”, “aspectos que determinam a qualidade de um projeto”, “estruturação”, “modelos de estruturação e elaboração”, “exercícios para estruturação e redação do texto técnico e científico”, “cronograma”, “orçamento”, “fontes de financiamento de projetos”, entre outros.

“O que se espera é considerar o potencial de produção de projetos, programas e pesquisas dos docentes da nossa Instituição, incentivando e apoiando com os objetivos primordiais de aumentar a produção científica institucionalizada, além de qualificar as propostas de projetos, em especial na área da iniciação científica, dentre os nossos cursos de graduação”, ressaltou a professora Edneia.

Fonte: Unifeso
Tags: