Ser Universitario
 
 

UNIFESO realiza Grande Acidente

com a participação do Corpo de Bombeiros

22/08/2014 - 07:15h

O pátio do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza foi mais uma vez palco para a encenação do Grande Acidente, uma simulação com fins pedagógicos que o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove no início de cada semestre. A atividade é promovida desde 2005 no âmbito da recepção aos novos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a cada edição tem evoluído com novidades e participações especiais que deixam a situação ainda mais real e surpreendente. 

Neste período os calouros do curso de Medicina se depararam com diversas situações-problema na tentativa de prestar socorro às “vítimas” com diferentes gravidades em cenas de atropelamentos, colisão de veículos entre outras ocorrências, e puderam assistir o trabalho do Corpo de Bombeiros em ações de resgate, contando com uma explicação a cada passo da atuação dos profissionais. “Contamos agora com a parceria com o Corpo de Bombeiros, muito importante porque incorpora o treinamento do próprio bombeiro, ao mesmo tempo em que trabalha o processo de formação dos nossos estudantes. Esta atividade vai servir de disparador para várias outras que virão no decorrer do curso, como tutorias, situações-problema, laboratório de habilidades e conferências”, observou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina. 

Como afirmou o tenente-coronel José Ricardo Leal de Oliveira, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militar (Teresópolis), “este simulado, para nós, é um exercício como os que realizamos diariamente em nosso quartel e que bem retrata a realidade nacional. Se considerarmos o número de vítimas envolvidas em acidentes no país podemos classificar como uma grande tragédia, que ocorre em diversos momentos e lugares. Que isso sirva de reflexão para todos nós para que possamos de alguma forma contribuir para a prevenção de acidentes”. O comandante elogiou a atenção prestada pelos estudantes e a iniciativa da Instituição, ressaltando que medidas de prevenção vêm sendo muito trabalhadas pelo Corpo de Bombeiros por serem de extrema relevância para diminuir o número de ocorrências. 

A atividade é desenvolvida por professores e monitores com estudantes do primeiro período. Para garantir o realismo da situação, vítimas interpretadas por alunos, professores e funcionários da Instituição integram o cenário. Sem qualquer tipo de ajuda, os calouros têm de prestar os primeiros socorros às vítimas e transportá-las ao posto de saúde. A atividade é filmada com o objetivo de apresentar uma narrativa prática para ser resolvida em grupo pela turma. Para o calouro Gabriel Rizzardi, de Santos (SP), o cenário foi bem real e impactante. ”Os ‘acidentados’ atuaram com vontade, foi surpreendente. Diante isso tudo visto aqui estou certo que um dia quero estar pronto para salvar vidas, pois acho muito bacana este lado da profissão”, analisou Gabriel. Entre os atores, o estudante Walter Menezes, do segundo período de Medicina, garantiu que participa de todas as atividades que o curso propõe a fim de praticar sempre sua futura profissão. “Já passamos por isso e hoje já podemos observar o que os calouros erraram nesta primeira atividade e no que eles podem melhorar”, constatou Walter. 

Parceiros
Para a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO, a participação de professores e estudantes na recepção aos calouros é fundamental, bem como a dos parceiros que vêm se agregando e contribuindo para o evento. “O envolvimento dos professores e colegas dos novos estudantes nesse evento de recepção é muito importante, e é também com muita satisfação que vemos, a cada edição do Grande Acidente, aumentar o número de parceiros aos quais não podemos deixar de agradecer, como o Comandante José Ricardo Leal de Oliveira, do 16º Grupamento de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro; o Sr. Guilherme Alves da Eira Filho, da Reboque Alves e Eira Ltda. e o Sr. Heitor Marcos Mattos Lage, da Rotor Auto Peças”, finaliza a diretora.

   

 

 


Fonte: Unifeso
Tags: