UNIFESO recebe calouros com programação variada

19/02/2013 - 15:20h

Após o vestibular e a boa notícia da aprovação, finalmente chegou a hora dos novos estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) vivenciarem o tão esperado universo acadêmico. Para receber as novas turmas, os Centros de Ciências Humanas e Sociais, Saúde e Ciências e Tecnologia programaram para o mês de fevereiro uma série de eventos que contam com participação de artistas e instituições da cidade, visando familiarizar os calouros com os colegas, professores e com o ambiente universitário, além de trocar experiências e informações sobre a metodologia de ensino, as profissões e o mercado de trabalho.

Repleta de expectativa, perguntas e entusiasmo, a maioria dos calouros compareceu no primeiro dia letivo já buscando informações sobre os cursos e as possibilidades das profissões. Consciente da acirrada disputa no mercado de trabalho, o estudante Thierry Pitezer escolheu o UNIFESO para se graduar em Direito. “A concorrência está muito grande, por isso espero adquirir dos professores a maior quantidade de informação e experiência possível e contar com aulas dinâmicas e agradáveis”, disse.

Para integrar os estudantes de Administração e Ciências Contábeis, a coordenação desses cursos promoveu no dia 6 de fevereiro mais uma edição dos Jogos Empresariais, onde os alunos vivenciam momentos de pressão, tomada de decisão, avaliação de cenários e outras situações inerentes ao mundo dos negócios. “Foi muito proveitoso, uma oportunidade de ‘quebrar o gelo’ entre os estudantes e uma forma diferente de ter a noção do que de fato teremos que passar em nossas profissões”, relatou a estudante Fernanda Werneck.

A infraestrutura apresentada e as conversas com os professores sobre a qualidade do ensino transmitiram à caloura Ana Carolina Alves, do curso de Enfermagem, a confiança que ela esperava. “Toda a parte de laboratórios e bibliotecas preza pelo conforto do estudante, além de uma equipe muito bem preparada. Vejo que tudo isso foi muito bem planejado para cada curso”, notou a estudante.

Abertura

No primeiro dia de aula, 4 de fevereiro, professores e autoridades da Instituição se reuniram para dar as boas-vindas aos calouros. Na oportunidade, a professora Verônica dos Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, destacou o desafio de formar profissionais e cidadãos na complexidade do mundo moderno. “No dia-a-dia vocês serão colocados diante problemas concretos, que vão exigir a associação de  conhecimentos, habilidades e atitudes. Mas além de atuar como profissionais, vocês também serão formados para agir como cidadãos com senso de ética e responsabilidade social, capazes de cuidar das pessoas e da sociedade”., adiantou. Para o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação, trata-se de um momento de grande transição para os estudantes. “Aqui é o lugar do livre pensar, de exprimir as ideias, de abrir a mente para receber informações, questioná-las, interpretá-las e aplicá-las”, acrescentou.

A professora Rosane Costa, diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), salientou a importância do hospital para a cidade e região e para os estudantes, que contam com um hospital-escola próprio para o aprendizado e experiência. “O hospital só faz sentido porque há estudantes. Todos estão voltados e participam desta vida ativa e da dinâmica do hospital”, disse. A professora Katiuscia Antunes, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão aconselhou aos acadêmicos que aproveitem ao máximo os diversos espaços que o UNIFESO oferece. “Todos os cenários que estão aqui são de vocês, aproveitem tudo que pode ser oferecido assim como os professores, tudo o que eles têm a ensinar: busquem, interroguem, questionem e peçam que caminhem juntos na construção do conhecimento”, disse.

A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) desejou aos que estão chegando que “este espaço e tempo sejam muito bons, pois hoje começa aqui uma nova experiência”. A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) fez uma recomendação. “Além dos livros, protocolos, estudos, enfim, tudo o que vão se deparar, esperamos que também convivam bem com as pessoas, pois é isso que nos torna um bom profissional de saúde”, disse. A professora Elaine Maria Paiva, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) expressou que “nosso desejo é de que a trajetória de cada um seja permeada por muitos momentos de carinho, confraternização e inovação".

A recepção aos estudantes contou com uma série de surpresas, como a participação dos ‘doutores’ do Projeto Alegria – formado por estudantes do UNIFESO e pessoas da comunidade que, de forma lúdica, buscam amenizar o sofrimento dos pacientes do HCTCO. O SESC Teresópolis montou um stand de divulgação e realizou flash mob com dançarinos durante os eventos de abertura. Outra novidade partiu do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção, que criou algo diferente para integrar os novatos e incentivá-los ao estudo: os calouros do curso receberam uma bolsa com energético, café, bloco e caneta. “Sabemos que grande parte dos estudantes de Engenharia trabalha durante o dia, vem à faculdade à noite e acabam estendendo o horário para estudar até mais tarde em casa, por isso confeccionamos estes kits, e para isso ainda contamos com o apoio da indústria de bebidas Arbor Brasil”, explicou o estudante Alexandre Carvalho do Canto, presidente do diretório.

Fonte: Unifeso
Tags: