Ser Universitario
 
 

Vencedor do Prêmio Jabuti, Paulo de Assunção, fala do seu livro na XVI Semana de Turismo

Foi divulgado, no dia 18 de outubro, os vencedores do 54º Prêmio Jabuti.

25/10/2012 - 08:35h

Na categoria Turismo e Hotelaria o contemplado foi o professor da São Judas, doutor Paulo de Assunção, autor de História do Turismo no Brasil entre os séculos XVI e XX.

Na última sexta-feira (19), aconteceu o lançamento do livro no auditório térreo da unidade Mooca. O evento fez parte do encerramento da XVI Semana de Turismo programada entre os dias 16 e 19 de outubro.

Na ocasião, o autor falou não apenas da obra, mas de suas publicações anteriores. “A consagração não vem na primeira vez, vem depois de um longo percurso,” declara. O foco da palestra foi mostrar essa trajetória, com todo seu processo de pesquisa, até o reconhecimento com o Prêmio Jabuti.

Desenvolvido com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) o livro levou três anos para ser elaborado. Ainda assim, muitas leituras anteriores ao período contribuíram na pesquisa do projeto.

História do Turismo no Brasil tenta resgatar os tipos de deslocamento que aconteciam desde o período colonial até o século 20, mostrando as dificuldades normalmente encontradas nos percursos, como os impasses com relação a hospitalidade e hospedagem. “O livro mostra como os primeiros viajantes do território brasileiro tentaram registrar os atrativos naturais, culturais, a população.”

Os dois primeiros capítulos são dedicados a explicar, entre outras coisas, o que era o deslocar na Grécia, em Roma, a questão da mobilidade e como o homem fez da viagem um elemento de aprendizagem e de formação do indivíduo.

O professor Paulo declara que essas viagens vão permitir o reconhecimento do mundo, crescimento da ciência e desenvolvimento tecnológico. “O deslocamento está, praticamente, envolvendo toda a história da humanidade e tento mostrar um pouco isso.”

Turismo São Judas


Fonte: São Judas
Tags: