XVII Semana de Turismo

“Brasil, o mundo é aqui”

15/10/2013 - 09:25h

PALESTRA

XVII Semana de Turismo – “Brasil, o mundo é aqui”

De 16 a 18 de outubro de 2013
Auditório do Térreo - Unidade Mooca

Dia: 16/10/2013

Palestrante: Armando Arruda Pereira de Campos Mello
Tema: O mercado de feiras no Brasil
Horário: às 19h30
Local:
aud. térreo

Possui o Bacharelado em Relações Públicas FAAP – SP (1971), formado em Economia Turística pela Secretaria de Turismo e Fomento (1972), gestor em Políticas Públicas do Turismo – Universidade Federal de Santa Catarina (2009), diretor superintendente do SINDIPROM - Sindicato de Empresa de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, membro do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo, acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e diretor FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, ex Professor de Mídia e Organização de Eventos da Unip, membro Benemérito Instituto Brasileiro de Eventos – IBEV, autor de diversos artigos sobre turismo para publicações em geral.

• Conselheiro: Conselho Municipal de Turismo de São Paulo;
  • Conselheiro: Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo;
  • Conselheiro: Conselho Nacional de Turismo – Ministério do Turismo;
  • Conselheiro: Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SP.

Atua como:

• • Presidente executivo da UBRAFE (União Brasileira de Promotores de Feiras)
  • • Co Autor do Livro Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Eventos – Editora Manole;
  • • Consultor de planejamento estratégico no desenvolvimento de feiras, pavilhões e locais para eventos, além de logística e serviços;
  • • Apresentação e promoção do Calendário Brasileiro de Feiras no Exterior (Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, Venezuela, México, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha) em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a APEX-Brasil.

Dia: 17/10/2013

Marlene Matias.jpgPalestrante: Marlene Matias
Tema: Os grandes eventos no Brasil – com ênfase na Copa Mundial de Futebol em 2014
Local: aud. térreo

ESCOLARIDADE
Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano e Mestre em Ciências da Comunicação na área Turismo e Lazer pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
Atual

• • Professora do Curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, das disciplinas: Planejamento e Organização do Turismo I e II; Planejamento e Organização de Eventos e Gestão Municipal do Turismo e também Consultora da área de Turismo.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

• • Professora dos cursos de Turismo do CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL - UNICAPITAL e do CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNCÄO
  • • Professora de cursos de Pós Graduação Lato Sensu;
  • • Diretora no período de 1988/1992 - GRAFFIT - ASSESSORIA, PLANEJAMENTO E PROJETOS TURÍSTICOS.
  • • Técnica de Atividades Culturais no período de 1987/1989 - FUNDAÇÃO ITAUCLUBE
  • • Produtora Júnior e Coordenadora de Eventos Comunitários nos anos de 1984 a 1987 - ANHEMBI TURISMO E EVENTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO S/A

TRABALHOS PUBLICADOS

• Organização e Capítulos de Livro: Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Eventos. Barueri/SP.: Manole, 2013.
  • ÞArtigos: Captação de eventos Esportivos. PP. 121-135. e Desenvolvimento Sustentável e gestão socioambiental em feiras. PP.223-240.
  • Capítulos de Livro: Analises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. Editor Luiz Gonzaga de Godoy Trigo. São Paulo: Roca, 2005
  • ÞArtigos: “Panorama da Formação Profissional em Turismo e suas Relações com o Mercado de Trabalho no Brasil” e “Formação Profissional em Turismo no Brasil no Início do século XXI”.
  • Livro: “Turismo: Formação e Profissionalização (30 Anos de História). Editora Manole, São Paulo – SP. ISBN 85-204-1502-4-1”. Ano 2002.
  • Livro: “Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. Editora Manole, São Paulo – SP. ISBN 85-204-1252-1”. Ano 2001.
  • Capítulo de Livro: Turismo: enfoques teóricos e práticos. Miguel Bahl (org). Editora Roca, São Paulo SP. IBSN 85-7241-436-3. Ano 2003.
  • Capítulo: Turismo de Eventos: Relação entre Sociedade e Espaços de Eventos. PP.248-272.
  • Anais: 2º Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Outubro, Piracicaba – SP.
  • ÞArtigo: “Manifestações Folclóricas no Turismo Rural, pp. 81-93”.
  • Anais: 1º Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Outubro, Piracicaba – SP.
  • ÞArtigo: “A Cultura no contexto do Turismo Rural Brasileiro, pp. 99-112”.
  • Revista: Dimensões e Perspectivas. V.1n1 – Dezembro 2001, Faculdade Nobel - Maringá – Pr. ISSN 1676-6032
  • Þ Artigo: Eventos no Espaço Rural.
  • Jornal “A Capital”. Ano I, N.º 01 - novembro, São Paulo –SP.
  • Þ Artigo: “A Importância do Turismo de Eventos e Negócios para a Cidade de São Paulo, página 06”.

Dia: 18/10/2013

Horário:
às 19h30
Local: aud. térreo

TIM Embu das Artes

Apresentação, dos alunos do 4º ano de Turismo, do planejamento estratégico da cidade de Embu das Artes. O trabalho foi realizado com orientação do Prof. Paulo de Assunção e Profª Maria José Giaretta.

Fonte: São Judas
Tags: