Inep abre seleção para revisores e elaboradores de itens de questionários contextuais

27/09/2015 - 23:00h

Professores e pesquisadores interessados em participar da seleção e credenciamento para o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) têm de 24 de agosto a 11 de setembro para se inscrever. As regras para a inscrição estão no edital nº 16/2015.

Os selecionados irão subsidiar o Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nas atividades de revisão e aperfeiçoamento técnico-pedagógico e teórico dos questionários contextuaisutilizados nas avaliações e exames da educação básica. Esse procedimento complementa o trabalho do Inep na realização de levantamentos estatísticos e avaliativos da educação básica.

As três avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) - Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) - são acompanhadas de questionários que são aplicados aos professores e diretores. Eles permitem coletar informações sobre gestão escolar, formação docente, infraestrutura e organização pedagógica. Nas avaliações Aneb e Anresc também são aplicados questionários aos alunos e um formulário sobre a escola também é preenchido para que possa levar em consideração o contexto dos alunos e da escola na avaliação.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por sua vez, um questionário socioeconômico foi elaborado a fim de promover o desenvolvimento de estudos sobre fatores associados ao desempenho dos participantes.

Acesse aqui o edital

Faça sua inscrição a partir de 24 de agosto