Nova plataforma do Inep contribui para planejamento pedagógico de professores alunos

27/09/2015 - 23:00h

O Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, em 6 de agosto, a plataforma digital Devolutivas Pedagógicas das Avaliações Educacionais. A nova ferramenta oferece recursos para tornar ainda melhor o planejamento pedagógico dos Professores e, em consequência, a aprendizagem dos alunos na educação básica brasileira.

Participaram da cerimônia o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o presidente do Inep, Chico Soares, o Secretario de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, e representantes das entidades do terceiro setor parceiras no projeto.

O ministro Renato Janine Ribeiro destacou, durante o lançamento, que a nova plataforma é mais um instrumento de reflexão que o Inep coloca a serviço do desenvolvimento da educação brasileira. "Uma avaliação não é jamais um fim em si mesma. Ela só é interessante quando permite ação", enfatizou o ministro.

Para o Presidente do Inep, a nova plataforma é um ponto a partir do qual a educação brasileira precisa caminhar. "A realidade é mais complexa que os números. Nenhuma avaliação pode terminar apenas em um mero dado estatístico. As avaliações precisam terminar com os professores entendendo porque seus alunos receberam determinada pontuação como resultado numa prova", explicou Chico Soares.

Devolutivas Pedagógicas – A plataforma Devolutivas Pedagógicas foi desenvolvida especialmente para professores e gestores escolares e traduz pedagogicamente os resultados da principal avaliação em larga escala da educação básica realizada no País, a Prova Brasil. É a primeira vez que as salas de aulas vão ter a explicação pedagógica dos resultados numéricos para interpretar o nível de proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática e entender como ocorre a pontuação.
Por meio desse instrumento, é possível explicar, em detalhes, como os itens de uma avaliação educacional aferem os conhecimentos adquiridos pelo aluno. As questões estão acompanhadas de comentários pedagógicos. Dessa forma, os professores podem avaliar quais habilidades e competências precisam ser exploradas no processo de aprendizado dos alunos.

Outra funcionalidade é possibilitar a comparação dos resultados da Prova Brasil entre escolas e localidades. Com as informações estatísticas, é possível contextualizar indicadores como o de nível socioeconômico e o de formação docente, possibilitando maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

Prova Brasil – A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também denominada Prova Brasil, é uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série (5º ano) e 8ªsérie (9º ano) do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino ministrado em escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

A Prova Brasil integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem como principal objetivo avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Além disso, procura oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

Assista ao vídeo

Acesse a plataforma Devolutivas