Alunas de Engenharia de Produção criam jogos que ensinam a profissão

12/12/2016 - 12:10h

<a href="/mercado-trabalho">Mercado De Trabalho</a> diversificado oferece boas oportunidades para Enfermagem

Hoje em dia, com os jovens da geração Y tendo características marcadas pelo dinamismo e rapidez, é comum buscar métodos alternativos de ensino, fugindo das tradicionais aulas expositivas. Pensando nisso, um grupo de quatro estudantes de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia buscou uma vertente de ensino pouco explorada: a utilização de jogos físicos.

A ideia do grupo é fazer com que os jogos auxiliem no aprendizado da profissão, apresentando e aplicando, de forma lúdica, os principais conceitos e ferramentas da engenharia de produção: mapeamento de processos, gestão de estoques e visão sistêmica de gestão da produção.

Para isso, Gabriela Roisin Guimaraes, Giulianna Santiago de Martin, Maria Luiza Silva Gibelli e Paula Cardinali, responsáveis pelo projeto, propuseram três jogos que utilizam tabuleiro, cartas e placas imantadas, remetendo ao mapeamento de processo, gestão de estoques e visão sistêmica de uma fábrica de verdade.

jogo 1

jogo 2

Os jogos foram criados depois que o grupo de alunas realizou uma pesquisa sobre os conteúdos abordados na grade curricular do Curso de Engenharia de Produção do Instituto, os jogos educativos já existentes e as ferramentas que abrangem e as oportunidades que apresentam. Depois disso, foi definido o escopo do desenvolvimento dos jogos.

Os outros temas abordados pelos jogos, como a manutenção, produtividade, gargalos e restrições, PERT, carga máquina e produção mais limpa, foram apresentados pelo grupo, na semana passada, no Campus São Caetano do Sul do Instituto.

Fonte: ligadonafacul.com.br