Atribui-se ao tempo um poder que ele não tem: o da cura.

22/02/2016 - 12:26h

Untitled Document

Atribui-se ao tempo um poder que ele não tem: o da cura.

Em nossas vidas passamos por momentos e situações que testam a nossa fé no outro, no mundo e em nós mesmos.

A cada dia milhares de pessoas passam por perdas dolorosas e eu não estou falando aqui da Morte em si, mas de perdas significativas que são desde um Emprego até um relacionamento.

O fato do tempo passar não significa que a gente consiga "esquecer" o que ocorreu ou que fique mais fácil lidar, mas de certa forma o que muda é a pressão de ter que enfrentar essa situação e também por ser decorrente da nossa condição atual.

A nossa singularidade e subjetividade é o que permeia o equilíbrio entre cair ou se levantar. As pessoas precisam parar de pensar que o fato de o relógio "correr" vai bastar para que esse encadeamento pare de acontecer ou de nos incomodar. Entenda: o tempo vai passar de qualquer jeito,esteja você correspondendo ou não.

Batalhar por nossos sonhos, lidar com as perdas de forma saudável e, principalmente, saber delinear nossas escolhas é o que nos fortalece como pessoa e como ser humano. Chorar faz bem e nos traz alívio imediato, mas passar a vida toda lamentando e parar de viver, isso sim é perda de tempo. E o tempo meus amigos é imperdoável com cada um de nós! Não vai haver milagre, mas o que há é a vontade de querer estar e ser melhor. Muitas vezes você é seu problema, mas também é a solução.

Jacqueline Gonçalves

Estagiária de Psicologia no ITC - Instituto de Terapia Cognitiva