Leo Ar
Ser Universitario
 

Egresso Unesc representa Brasil em concurso mundial de inovação

29/03/2016 - 18:37h

O Brasil está na final da competição global Innovators Race, promovida pela Capgemini – empresa de consultoria e Tecnologia da Informação com sede na França, com uma dupla formada pelo egresso do curso de Ciência da Computação da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC, Rodrigo Spillere e  Augusto de Paula Junior (ambos fazem MBA Governança em Inovação Tecnológica com Sustentabilidade na USP). A disputa pelo prêmio ocorre nos dias 4 e 5 de abril, em Paris, quando a dupla brasileira e a que representa a Índia apresenta a solução desenvolvida para uma avaliação de uma banca de experts em inovação.   

Os concorrentes do Innovators Race foram os seis países onde a Capgemini atua: Estados Unidos, Inglaterra, França, Netherlands (Holanda e Países Baixos), Índia e Brasil. Cada país tinha uma empresa associada e em cada empresa existia um problema que precisava ser resolvido. No Brasil a empresa foi a Natura e o problema a ser solucionado era como melhorar as vendas dos consultores sem prejudicar o modelo de negócios adotado. 

O aplicativo desenvolvido pelo egresso da Unesc e por seu colega de MBA foi classificado para concorrer a representante do Brasil por meio de votação popular. Depois, uma banca com profissionais da Capgemini analisou todas as soluções desenvolvidas no país e, usando critérios de inovação e viabilidade do projeto, escolheu o aplicativo representar o Brasil na competição. Os projetos finalistas foram escolhidos através de uma votação pela internet.

A dupla vencedora recebe um prêmio de U$ 25 mil e duas semanas no laboratório de inovação da Capgemini em São Francisco, nos Estados Unidos.

O aplicativo

Spillere conta que para criar a solução, ele e de Paula se imaginaram no lugar do consumidor, que para adquirir os produtos da Natura precisam passar por um processo longo, fazendo com que, muitas vezes, o consumidor opte por comprar produtos de uso diário como sabonetes e desodorantes em lugares onde a compra possa ser feita direta.

“Criamos um aplicativo que conecta com a rede de consultores e mostra onde há o produto com pronta entrega mais próximo para o cliente. Na parte dos consultores, ele dá dicas de como manter um estoque que dá resultados baseados nas buscas de determinados produtos por região, e baseados em fatores regionais como o clima em determinada época do ano”, explica o egresso da Unesc. O aplicativo ainda cria automaticamente um programa de gerenciamento financeiro com indicadores baseados nos interesses e gostos dos clientes.

Spillere afirma que o sistema reduz impacto ambiental, ao fazer as consultoras se deslocarem menos e ao reduzir a impressão de catálogos de produtos; gera impacto social, ao ajuda a manter o Emprego de 2 milhões de consultores e econômico, pois ajuda a aumentar a receita da empresa e das consultoras sem precisar aumentar o preço para o cliente final.

Formado em Ciência da Computação em 2008 na Unesc, Spillere é desenvolvedor de software livre desde 2003. Passou por corporações como Porsche do Brasil e abriu uma empresa chamada Jetworks, que foi vendida em 2012 para um grupo estrangeiro. Spillere atualmente desempenha o cargo de diretor de Tecnologia da Jetworks, que têm entre clientes nomes como Lojas Americanas, Marisa, Cacau Show, Dafiti, Catho e Cartão Elo.

Rodrigo Spillere e colega disputam competição com dupla da Índia

Saiba mais sobre o aplicativo

http://www5.usp.br/105925/alunos-concorrem-em-competicao-internacional-de-solucoes-tecnologicas/

 


Fonte: Unesc


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias