Exposição comemora os 80 anos de Clécio Penedo

10/11/2016 - 12:58h

Exposição comemora os 80 anos de Clécio Penedo

Obras da coleção 'Baralho Imperial' serão expostas em Barra Mansa e Petrópolis

Uma parceria entre o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, o Instituto Cultural Clécio Penedo e o Museu Imperial resultou na exposição "Viva O Povo Brasileiro", em comemoração aos 80 anos que o artista faria. A mostra será realizada na Galeria de Artes Clécio Penedo, no UBM campus Barra Mansa, e segue até 21 de dezembro. A abertura acontece no dia 11 de novembro, às 19h.

A mostra traz obras originais da série “Baralho Imperial”, expostas pela primeira vez depois da morte de Clécio, em 2004. Criadas em 1987, por encomenda da Fundação Nacional Pró-Memória, a coleção tem - de maneira irônica -, no lugar de rei, valete, dama, as figuras que 'davam as cartas' de verdade durante o Primeiro e Segundo Reinados. Os toques biográficos são dados através de objetos ou detalhes nas roupas ou nos complementos.

A exposição apresenta, entre outras obras, os originais em óleo sobre eucatex da série “Baralho Imperial”, acervo do Museu Imperial. São revelados ainda os estudos inéditos que levaram o artista a cada obra.

Uma das mais importantes referências do desenho brasileiro, reconhecido internacionalmente, Clécio Penedo deixou um extenso acervo.

Nasceu em 1936, em Bom Jardim, MG, mas residia em Barra Mansa, RJ. Frequentou a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, na década de 1950, e produziu diversas séries, destacando-se “Geróticos”, “A Revolta da Chibata”, “Corpo Sem Cabeça”, e “És Tupi do Brasil”.

Suas obras compõem o acervo de grandes museus, além de já terem sido expostas em vários estados brasileiros, no Japão e na Alemanha.

A mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Sistema FIRJAN, Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Em 2017, a exposição continua na Sala de Exposições Temporárias do Museu Imperial, em Petrópolis, de 21 de janeiro a 31 de março.

Fonte: UBM