“Grande Acidente” e “Inesperado Plantão de Atendimento” recebem calouros de Medicina e Enfermagem no UNIFESO

21/02/2017 - 21:42h

A simulação do Grande Acidente, que acontece todo semestre na recepção dos calouros do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), contou com novidades nesta edição, realizada no dia 10 de fevereiro. Uma iniciativa do Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza (DAHAS), junto à coordenação do curso, reuniu veteranos do 7º e 11º períodos, que se organizaram para encenar os procedimentos de primeiros socorros às vítimas do “acidente”.

De acordo com a estudante Dara Bizo, do sétimo período, foram dez dias de capacitação para que os veteranos pudessem passar aos novatos a forma certa de atendimento, sob a supervisão do Professor do curso e subtenente do Corpo de Bombeiros de Petrópolis Carlos Souza. “Também passamos pelo Grande Acidente e o que sentíamos falta era como se realizaria um procedimento correto naquele momento, para os calouros entenderem que uma atitude errada pode levar a vítima à morte”, lembrou a estudante.

No “Grande Acidente” os calouros são recebidos com diversas situações de emergência interpretadas por veteranos e organizadas, filmadas e observadas por Professores para serem discutidas posteriormente. A atividade é promovida todo início de semestre como parte do Módulo de Práticas Profissionais. Interpretando uma das “vítimas”, o estudante Luis Filipe Toledo, do segundo período, ao atuar no evento analisou “o aprendizado que tivemos neste primeiro período em relação aos primeiros socorros”.

O calouro Gabriel Chequetto estava, como seus colegas, totalmente perdido em relação ao que fazer. “Nunca vivenciei um acidente tendo que ajudar as pessoas. Agora quero muito aprender e me dedicar ao curso para da próxima vez que me deparar com uma situação do tipo ter conhecimento e formação para atender da forma correta”, contou. O professor Manoel Pombo, coordenador do curso, esclareceu um dos principais motivos do simulado. “Vocês estão dando o primeiro passo para começar a desenvolver a carreira de médico, este momento seve para começar a mostrar o quanto terão que se dedicar, estudar e aprender para exercer essa profissão”, disse.

Outra novidade deste semestre foi a participação de estudantes do ensino médio de diversos colégios, interessados no curso de Medicina. “Eu queria ajudar, mas não sabia como. Esta foi a primeira experiência na área da Medicina e espero no ano que vem estar aqui como caloura do UNIFESO para aprender muito”, avaliou Maria Eduarda de Sá Gircys, estudante do terceiro ano do Colégio São Paulo.

Inesperado Plantão de Atendimento

Uma outra eventualidade envolvendo diversas vítimas com diferentes quadros clínicos marcou o primeiro “Inesperado Plantão de Atendimento”, simulado com fins didáticos voltado aos novos estudantes do curso de Enfermagem, promovido no dia 10 de fevereiro. O cenário de um acidente de ônibus com diversas vítimas, interpretadas pelos veteranos, foi a problemática dada para os calouros do curso resolverem na prática.

A estudante Bianca da Silva de Oliveira, do quarto ano e do Diretório Acadêmico Jane da Fonseca Proença, do curso de Enfermagem, conta que a iniciativa partiu da coordenação do curso junto ao diretório e foi concretizada por meio de um projeto de extensão coordenado pelas professoras Claudia de Lima Ribeiro, do UNIFESO Abre Portas, e Débora Passos da Silva Jones. Para ela, “esta atividade é uma perspectiva de amplitude do conhecimento dos calouros e, inclusive, para os veteranos que participaram do evento”. A atividade contou também com a supervisão do subtenente Carlos Souza.

Fonte: Unifeso