O homem e a natureza se constroem em exposição da Unesc

05/10/2016 - 09:57h

O homem e a natureza se constroem em exposição da Unesc

Arte de Fernando Zenshô fica exposta até o dia 30 de outubro

Foi por meio do contato e do amor pela natureza que Fernando Zenshô criou a proposta "Flora - Experiência Direta". As obras de pintura a óleo nasceram de sua imersão no campo, pelos parques do Rio de Janeiro. O resultado desse diálogo, entre o homem e a natureza, está no Espaço Toque de Arte da Unesc. A exposição está aberta para visitação até o dia 30 de outubro.

O processo de criação do artista, de cada obra, levou cerca de quatro horas de duração. Com o cavalete de campo, adaptado em forma de uma mochila, Zenshô percorreu os parques do Rio de Janeiro. Quando ele encontrava a conectividade perfeita entre ele e a natureza ele parava, e só então começava a pintar.

Segundo Zenshô, no movimento diário, o homem deixa de enxergar a relação que existe entre ele e a natureza. “Talvez pela obviedade da existência, essa troca íntima de gases que realizamos com os elementos vegetais passa despercebida por nós, e só percebemos sua complexidade quando, literalmente, nos falta ar”, destaca o artista.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Redig, exposições como essa estabelecem um diálogo direto da arte com os estudantes, Professores e comunidade. “É um canal de aproximação, que traz em um espaço como esse a oportunidade de vivenciar a arte”, comentou.

O Projeto

O projeto foi aprovado no Edital de Exposições Temporárias da Unesc. Para 2015, foram selecionados os artistas: Beatriz Ramos Ribeiro, do Espirito Santo, com a instalação “Naqueles Lugares de Santos – São Roque do Canaã-ES”; Fábio Salun, de Joinville, com a exposição fotográfica “Fronteiras Perdidas: Limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo”; Melina Lima Resende, de São Paulo, com a exposição fotográfica “Vias”; e Roberta Mestieri, com a exposição de telas, “Sob pressões e sobre impressões”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada - Unesc