Tecnologia: alunos, egresso e professor da Unesc criam aplicativos para smartphone

21/03/2016 - 17:15h

Miríade e Nextbus são gratuitos e estão disponíveis para Android

A Universidade é um centro de conhecimento onde diferentes áreas se encontram e dialogam. E destes encontros podem surgir várias ideias para inovação e otimização de algo já existente. Foi o que ocorreu com dois alunos, um egresso e um Professor da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que em duplas criaram aplicativos para smartphones. Lançados em 2016, o Miríade (para localizar pessoas que estejam próximas) e o Nextbus – Criciúma (que permite acessar informações importantes sobre o funcionamento do transporte coletivo em Criciúma) são gratuitos e já estão disponíveis na play store.

Quem utiliza o transporte coletivo, às vezes, fica em dúvida com itinerário, tarifa e horário. E para ajudar os usuários a terem informações corretas sem precisar ir até o terminal mais próximo, o professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção da Unesc, Matheus Leandro Ferreira e o egresso do curso de Direito da Universidade, Pabington Gaspar dos Santos, desenvolveram o Nextbus – Criciúma .

O professor da Unesc explica que o no aplicativo, voltado para smartphones do sistema Android, a pessoa encontra o horário atualizado das 63 linhas de ônibus de Criciúma. “Ela pode criar um lembrete para que o celular avise quando está próximo do seu próximo horário. O usuário pode favoritar as linhas que mais faz uso, tornando o acesso aos horários mais rápido. O App tem a informação detalhada e em sequência do itinerário. Informa ainda o tarifário e traz informações como funciona o sistema de cartões e como fazer para adquirí-los”, explica Ferreira, responsável pela programação do aplicativo.

Santos, que antes de fazer o curso superior em Direito, fez o Técnico em Informática, e fez parte do layout do aplicativo, comenta que a preocupação era fazer um App que pudesse ser utilizado por pessoas de todas as idades e com todos os tipos de aparelhos smartphone. “Queríamos que fosse algo realmente útil e fácil de ser usado e estamos contentes com os resultados. Em 20 dias, o Nextbus-Criciúma teve mais de mil downloads”, conta.

A intenção do professor e do advogado é disponibilizar também, em um futuro próximo, o App para iPhone. “Iniciamos pelo Android porque hoje, 90% dos smartphones utilizam esse sistema.

Encontre amigos

Há cerca de um ano e meio, os amigos Luis Cláudio Amboni, da sétima fase de Engenharia de Produção na Unesc e Guilherme Neuremberg Trevisol, da nona fase de Ciências Contábeis, tiveram a ideia de um aplicativo pelo qual o usuário pudesse saber quem está próximo dele. Pesquisaram, conversaram com Professores da área de tecnologia da Universidade e em agosto de 2015 encontraram uma empresa para que a ideia saísse do papel.

Em fevereiro de 2016, o Miríade passou a ser disponibilizado para smartphones com sistema operacional Android. Amboni explica que aplicativo permite ao usuário colocar foto, endereço de suas redes sociais e o número de telefone e que os dados ficam visíveis apenas para quem for amigo no Miríade – a pessoa decide se quer ser amigo ou não e se aceitar a solicitação de amizade, o outro poderá ver os endereços de suas redes e assim interagir por elas.

“A ideia é permitir que amigos se encontrem e até pessoas que não se conhecem interajam. Eu posso estar em um café e ao meu lado estar um grande escritor que eu não conheço pessoalmente e sabendo que ele está ali, posso me apresentar e conversar com ele”, exemplifica Amboni. “Investimentos em uma ideia e estamos buscando sugestões dos usuários, para que ele fique cada vez melhor”, complementa. A intenção de Amboni e Trevisol é de que no futuro, o Miríade ele possa ser baixado também por usuários de smartphones do sistema IOS.

Fonte: Unesc