
Foi realizado, na última sexta-feira, 18, o Encontro de Museus do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O evento, que aconteceu no Auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras, contou com a presença de diretores de museus do Vale do Paraíba e Litoral Norte e coordenadores de órgãos estaduais, que debateram sobre a importância dos museus para a região.
O Encontro teve início com uma mesa redonda, na qual foi debatido o papel do museu na sociedade. A coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria Estadual de Cultura (UPPM/SEC), Claudinéli Ramos, abriu o debate comentando sobre a dificuldade para reformar museus de toda a região. “O governo tem interesse em restaurar, mas a parte burocrática é muito demorada e isso retarda o processo.”, afirmou ela. O museu Monteiro Lobato e o museu de História Natural de Taubaté foram citados como exemplos desse atraso.
A UNITAU sedia pela primeira vez o Encontro. Para a Prof. Ms. Rachel Abdala, a sediação do Encontro mostra o lado extensionista da Instituição. “É importante para a UNITAU receber e sediar esse evento para que ela possa formar profissionais competentes nessa área”, conclui a professora.
O evento, que está em sua décima edição, é realizado em todo o Estado de São Paulo em comemoração ao dia do Museu. Para celebrar a data, museus de regiões próximas se unem e levantam assuntos para serem levados ao próximo Encontro Nacional de Museus.
Luiz Malheiros
Fonte:
ACOM/UNITAU