558 internos da Fundação Casa estão na final da Olimpíada de Matemática

04/09/2015 - 15:01h

Entre os 888.822 estudantes brasileiros classificados para a segunda fase da edição de 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão 558 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa, em São Paulo. A lista dos classificados da Obmep foi publicada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 12 de agosto, e o levantamento do número de internos paulistas que passaram da primeira fase foi divulgado pela Fundação Casa na tarde desta quinta-feira (3). A segunda fase, considerada a final da olimpíada, acontece na próxima semana.

O número divulgado pela Fundação Casa mostra que cresceu 2,9% a quantidade de internos que são aprovados na primeira fase da prova, feita por quase 18 milhões de estudantes em todo o Brasil. Na edição de 2014, 542 chegaram até a fase final, e 37 receberam menção honrosa.

O jovem A. T. S., que tem 18 anos e é ex-interno da fundação, pertence a este grupo. "Eu gosto mesmo é de educação física e matemática. Das outras matérias eu não gosto muito, não. Prefiro fazer contas, pensar. A matemática faz a gente pensar muito e eu consigo raciocinar", afirmou ele em Entrevista ao G1, em julho deste ano (assista ao vídeo ao final da matéria).

Prova dentro da fundação
Segundo a Fundação Casa, os 558 adolescentes aprovados na primeira fase da Obmep de 2015 farão a prova no dia 12 de setembro dentro das unidades em que estão internados. De acordo com Neusa Flores, gerente escolar da instituição, os Professores fazem um esforço dentro das unidades para "resgatar nesses jovens a vontade de acreditar em si e de ampliar o conhecimento".

olimpíada de matemática

Ainda de acordo com ela, as unidades "usam métodos de ensinos diferenciados, alguns usam plataformas com programas específicos que facilita no aprendizado".

No total, 6.500 estudantes serão premiados com medalhas, segundo o Impa. São 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além das menções honrosas.

Na cerimônia de premiação da edição de 2014 da Obmep, realizada em junho, no Rio de Janeiro, com a presença dos ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, supercampeões da olimpíada, que hoje estudam ou se preparam para estudar em Universidades nos Estados Unidos, deram dicas ao G1 sobre como ir bem na prova da Obmep.