Ação da PF e da CGU aponta desvio de mais de R$ 1 milhão no IFRJ

13/05/2014 - 18:01h

A operação "Nota Zero", da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, constatou o desvio de R$ 1 milhão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Segundo a ação, houve simulações de abastecimento de combustíveis da frota de veículos.

Vinte e cinco policiais federais e quatro auditores da CGU cumpriram seis mandados de busca e apreensão na sede do IFRJ, inclusive na sala do reitor e pró-reitor, bem como em residências dos investigados. Tais mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do RJ.

O motorista do reitor do IFRJ foi preso em flagrante, no momento em que realizava um abastecimento fictício de toda a frota do instituto federal em posto de gasolina na Tijuca. O gerente do posto também foi preso.

Com o cartão de abastecimento do veículo oficial de uso do reitor, foram realizados débitos correspondentes a aquisições de 58.041,08 litros de combustível, volume suficiente para percorrer aproximadamente 522.369,72 km, enquanto o hodômetro registrava pouco mais que 16.000 Km rodados. Outros contratos do IFRJ estão sendo analisados.

Nas análises efetuadas, foram verificadas, por exemplo, simulações de abastecimentos de combustíveis em quantitativos superiores a capacidade dos tanques dos carros abastecidos, com utilização de cartões para abastecimento de um mesmo veículo.

O início das investigações decorreu de trabalho de auditoria compartilhada entre a Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro e a Auditoria Interna do IFRJ. Em possível represália, ao longo das investigações o responsável pela auditoria interna do IFRJ foi exonerado pelo Reitor do Instituto.