Aliança Empreendedora seleciona microenpreendedoras para capacitação

18/11/2013 - 06:17h

Atualmente, as mulheres representam 52% entre os microempreendedores individuais da indústria, de acordo com dados do Sebrae.

Pensando em identificar, fortalecer e valorizar ainda mais o empreendedorismo entre elas, o Instituto Walmart e a Aliança Empreendedora criaram o projeto "Pequenas Gigantes - Desafio São Paulo para Microempreendoras", que selecionará 30 candidatas para oficinas de empreendedorismo, e três delas serão premiadas com R$ 5.000 cada.

"Ainda há diferenças entre os sexos. O número de mulheres empreendedoras e em liderança tende a ser menor, e acreditamos na valorização da mulher", afirma o diretor do Instituto Walmart, Paulo Mindlin.

Projeto capacitará e premiará 30 empreendedoras da Grande São Paulo

Apesar de as mulheres representarem a maior parte de microempreendedores individuais da indústria, entre todas as categorias, aparecem em desvantagem em relação aos homens, com 46%.

"A ideia é estimular as empreendedoras a usarem seus talentos e contatos para criar oportunidades que promovam seus negócios", explica Mindlin.

Segundo a coordenadora da Aliança Empreendedora, Cristina Filizzola, o projeto também pretende causar maior empoderamento econômico dessas "gigantes" e inclusão social.

"As mulheres acabam utilizando o recurso que ganham na sua própria casa, é uma renda que fica na família. Elas investem em alimentação e educação."

Durante os quatro dias de oficinas, as empreendedoras passarão por capacitação de gestão de negócios e comportamento empreendedor. Em cada encontro, farão um desafio de implementar no próprio negócio o que aprenderam no treinamento.

Ao final, cada uma se apresentará para uma banca como aplicaria o recurso do prêmio no seu empreendimento.

Para participar, basta se inscrever até 6 de novembro no site. Serão selecionadas 30 mulheres com histórias de vidas ligadas ao empreendedorismo, com perfil de liderança na comunidade onde estão inseridas e renda anual familiar de até R$ 240 mil.

Fonte: Uol