Alunas do PA criam aplicativo e representam Brasil em competição

02/06/2014 - 13:01h

Santarena selecionadas competição Technovation Challenge (Foto: Reprodução/Technovation Challenge)
Lista dos 9 selecionados foi divulgada na
manhã desta segnda-feira
(Foto: Reprodução/Technovation Challenge)

Cinco estudantes do ensino médio de Santarém, oeste do Pará, criadoras do protótipo de aplicativo GreenBaby que tem como objetivo ajudar no reflorestamento da Amazônia, estão entre as nove finalistas na categoria ensino médio da competição internacional 'Technovation Challenge', que acontece no dia 18 de junho na Califórnia, Estados Unidos. Elas foram selecionadas entre 57 equipes do Brasil e vão representar o país, sendo as únicas da América do Sul no evento. O resultado com a lista dos finalistas representantes de cinco continentes foi divulgado no final da manhã desta segunda-feira (2). (Confira os selecionados)

Muito boa a sensação, disse a estudante responsável pelo designer do app, Sara Siufi. Para ela, toda a dedicação da equipe valeu o esforço. A gente estava confiante, mas sempre com o medo no coração, mas deu tudo certo. A gente vai em busca do primeiro lugar.

A mestre em engenheira elétrica e mentora da equipe, professora Marialina Corrêa Sobrinho, informou que estava tão esperançosa que chegou a reservar as passagens dias antes. A nossa ideia é muito boa. Já está tudo pronto. Para conseguir o passaporte logo eu fui a Brasília e tinha certeza que seriamos classificadas. Nós estávamos muito ansiosas, esperando, na expectativa, todo mundo torcendo, eufórico, conta.

Infográfico Aplicativo Greenbaby (Foto: Andressa Azevedo/G1)

O GreenBaby possibilita que usuários do mundo inteiro possam adotar árvores que serão plantadas e cuidadas na Reserva Extrativista - (Resex Tapajós - Arapiuns). Segundo a coordenadora, por meio do aplicativo, será possível contribuir com o reflorestamento da Amazônia, preservação de espécies nativas e o desenvolvimento sustentável. "Como nós estamos na Amazônia, temos um diferencial maravilhoso em relação às outras equipes que podem querer criar algo dessa natureza. A ideia é trabalhar a sustentabilidade e fazer com que as meninas desenvolvam um projeto na área de empreendedorismo, saber fazer um plano de negócio e colocar a aplicação de forma sustentável", enfatiza Marialina Corrêa.

No aplicativo, o usuário que adotar uma árvore terá que contribuir com um valor anual. Do dinheiro arrecadado, 60% serão destinados para os moradores da Resex fazerem a manutenção das árvores e 40% para o projeto investir em novas tecnologias.

As jovens embarcam para Califórnia no dia 14 de junho, onde vão competir com mais oito equipes. O ganhador da competição vai receber 10 mil dólares para investir no projeto.

Jovens disputam competição internacional 'Technovation Challenge' (Foto: Karla Lima/G1)
Jovens estão entre as nove equipes finalistas da competição internacional 'Technovation Challenge' (Foto: Karla Lima/G1)