Aluno muçulmano detido por engano nos EUA vai estudar no Qatar

20/10/2015 - 23:01h

O jovem Ahmed Mohamed, de 14 anos, posa para foto em casa em Irving, no Texas (EUA). Ele foi algemado e detido pela polícia após levar para a escola um relógio que ele mesmo construiu, e a peça ser confundida com uma bomba (Foto: Vernon Bryant/The Dallas Morning News via AP; Irving Police via AP; Reprodução/Twitter/@anildash)
Ahmed foi algemado pela polícia do Texas após professora confundir relógio criado por ele com uma bomba (Foto: Vernon Bryant/The Dallas Morning News via AP; Irving Police via AP; Reprodução/Twitter/@anildash)

O adolescente muçulmano Ahmed Mohamed que ficou conhecido mundialmente por ter sido detido por engano após sua professora confundir um relógio caseiro fabricado por ele com uma bomba, aceitou uma bolsa de estudos no Qatar, segundo comunicado divulgado pela Qatar Foundation nesta terça-feira (20).

O anúncio foi feito um dia depois de Ahmed, de 14 anos, ter conhecido o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um evento sobre astronomia na Casa Branca.

Segundo a Fundação Qatar, a família foi convidada a visitar o país "em reconhecimento às habilidades criativas de Ahmed, que lhe renderam convites para visitar o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade Harvard e, mais recentemente, a Casa Branca", e aceitou a bolsa de estudos do Programa Jovens Inovadores, que, de acordo com a entidade, "oferece oportunidades educacionais no Qatar a árabes excepcionais".

Ainda segundo o comunicado, Ahmed afirmou que se impressionou com a fundação e os campi. "Pude conhecer outros garotos que também se interessam muito por ciência e tecnologia. Acho que vou aprender muito e me divertir muito aqui", disse ele, por meio da entidade.

Entenda o caso
O garoto do Texas virou notícia em setembro, quando levou à escola um pequeno dispositivo caseiro, composto por uma tela digital e um circuito eletrônico, com o objetivo de mostrá-lo ao Professor de tecnologia. Mas o aparelho apitou enquanto sua turma estava na aula de inglês e foi confiscado pelo professor. "O diretor e policiais me levaram a uma sala, onde fui interrogado por cinco policiais, me revistaram e confiscaram meu tablet e meu invento", relatou o adolescente ao jornal "Dallas Morning News". Clique aqui e veja a Entrevista.

"Posteriormente me levaram a um centro de detenção juvenil, onde me revistaram, registraram as minhas impressões digitais e tiraram fotos", acrescentou o adolescente entrevistado em sua casa, onde tem muitos circuitos eletrônicos.

O jovem inventor, que vive em Irving, perto de Dallas, disse que durante o interrogatório foi impedido de telefonar para os pais. Ele foi liberado pela polícia, mas recebeu uma suspensão de três dias na escola.

Ahmed Mohamed, aluno de 14 anos que foi preso por engano em sua escola, nos EUA, postou uma foto com Barack Obama em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)

Fama e apoio na web
O caso foi relatado na internet, quando um amigo da família publicou no Twitter uma foto do garoto algemado. A imagem comoveu pessoas de todo o mundo e uma campanha em apoio a Ahmed teve milhares de contribuições, inclusive de cientistas famosos e do próprio presidente Obama.

"Lindo relógio, Ahmed. Quer trazê-lo à Casa Branca?", escreveu Obama, em sua conta no Twitter. "Deveríamos incentivar mais as crianças a gostarem mais de ciência. Isso é o que faz a grandeza dos Estados Unidos", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Dias depois, Ahmed deixou a escola em que estudava na região do Texas, nos Estados Unidos. O pai do jovem, Elhassan Mohamed, declarou ao jornal The Dallas Morning News que seus três filhos, incluindo Ahmed, foram retirados do Irving Independent School District. Segundo ele, as crianças não seriam felizes na unidade de ensino.

Muitas escolas se ofereceram para aceitar o adolescente, mas seu pai acredita que uma pausa nos estudos será a melhor coisa a se fazer no momento.