Alunos da Ufes criam site sobre transparência e gastos públicos

21/09/2014 - 16:01h

Projeto amplia Lei de Acesso à Informação (Foto: Reprodução/ Internet)
Projeto amplia Lei de Acesso à Informação
(Foto: Reprodução/ Internet)

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo vai lançar, nesta terça-feira (23), um site sobre transparência e gastos públicos. O projeto 'Tela Cidadã 2.0' é uma iniciativa do Núcleo de Cidadania Digital (NCD), um programa de extensão da universidade. O evento de lançamento tem início às 20h, no auditório do Centro de Ciências Econômicas (CCE), no Campus Goiabeiras em Vitória.

De acordo com os idealizadores do projeto, a iniciativa surge em um ano em que os representantes políticos no âmbito nacional e federal são escolhidos pela população. O 'Tela Cidadã 2.0' tem o propósito de ampliar o acesso e facilitar a busca por informações públicas. O site é voltado para toda a sociedade brasileira e se configura como um espaço online que reúne informações sobre gastos parlamentares e decisões tomadas na esfera do poder público.

Com o objetivo de facilitar o acesso e a leitura de informações, o site divulga dados de gastos públicos de deputados estaduais e federais, que estão disponíveis na internet. Para os participantes do projeto, o site é a aplicação prática da Lei Nacional de Acesso à Informação.

Durante o evento de lançamento do site, Professores da Ufes vão debater sobre "Eleições, gastos públicos e participação política". Participam da mesa de debates Roberto Simões, orientador do Tela Cidadã; Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos de Imagem e Cibercultura (Labic); e Euzenia Carlos do Nascimento, coordenadora do Núcleo Participação e Democracia (Nupad).

Evento: Lançamento do Tela Cidadã 2.0
Local: Auditório do Centro de Ciências Econômicas (CCE Ufes)
Data: 23/09/2014
Horário: 20 h.