Alunos de física da Uerj inauguram planetário inflável e itinerante

03/12/2014 - 11:01h

Equipe de Física da Uerj ao lado do planetário inflável e da mala em que ele é transportado (Foto: Káthia Mello/G1)

Os mistérios do universo, as estrelas e o sistema solar sempre fascinaram o homem. Mas a partir desta quarta-feira (3), elas estarão mais acessíveis com o lançamento oficial do planetário itinerante digital, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em homenagem aos 70 anos do Centro Acadêmico de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Composto de uma cúpula inflável, de 5 metros de diâmetro que pesa 34 kg, o planetário cabe em uma mala. O equipamento custou R$ 50 mil e foi comprado com recursos de uma conta virtual (vaquinha eletrônica), que contou com a adesão de 800 pessoas.

Durante exibição é possível ver estrelas, planetas e os 'berçarios' das estrelas, as nebulosas (Foto: Káthia Mello/G1)

O G1 acompanhou com exclusividade uma tarde de exibição na companhia de um grupo de 20 alunos de duas escolas da Zona Norte do Rio. Durante 30 minutos, os alunos e coordenadores da OBA, Leandro Faria, 25 anos, e Bruna Senra, 21, fizeram uma apresentação interativa sobre galáxias, constelações, planetas, e a principal atração, as nebulosas, conhecidas como o local de nascimento, o "berçário" das estrelas. Na exibição é possível ver um céu limpo de uma grande cidade sem poluição luminosa e atmosfera, um céu perfeito. "É um programa que simula o céu real, sem os problemas da cidade", explicou Bruna.

Em testes desde agosto, o planetário já visitou 24 escolas, presídios, asilos e creches. "Nós atendemos a um público entre 1 ano e meio e 80 anos. É muito gratificante acabar a apresentação e ouvir as pessoas te dizerem que querem estudar astronomia. A gente usa o planetário como ferramenta para educação. Não tem quem não se encante", afirmou a estudante.

A programação contou ainda com dois filmes. Um deles mostra uma viagem pelo espaço e o outro é um passeio simulado em uma montanha russa. As sessões duram 30 minutos e no espaço do planetário cabem 35 pessoas por apresentação.

De acordo com o Professor João Garcia Canalle, o planetário será utilizado para divulgar a astronomia entre alunos e Professores de todo o país. "Ajuda a despertar a curiosidade de alunos e professores sem limites de recursos. É um show de astronomia com imagens", disse.

As apresentações gratuitas do planetário digital nesta quarta, serão das 10h as 19h. O equipamento está montado na capela, dentro do campus da Uerj.

Estudando Thiago Espirito Santo quer ser astronauta (Foto: Káthia Mello/G1)
Estudante Thiago Espirito Santo quer ser
astronauta (Foto: Káthia Mello/G1)

Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o evento servirá para inaugurar oficialmente o equipamento, que foi comprado por meio de um site de apoio coletivo. ?Além disso, teremos a oportunidade de contribuir de maneira significativa com a Semana da Física na universidade?.

Thiago Espirito Santo,18 anos, fez o passeio pela segunda vez. Ele acabou de prestar Vestibular para Física e sonha em ser um astronauta no futuro.Thiago contou que busca inspiração no astronauta brasileiro, Marcos Pontes. "Eu estou lendo os livros dele e vejo as dificuldades que ele passou. É o que eu quero. Quando eu vejo a lua eu sempre penso que é a busca por algo que ninguém nunca foi", disse.

O professor de física, Pedro Zille, do colégio estadual Antonio Houaiss, disse que é interessante a iniciativa, já que astronomia é motivante e inspira os estudantes a fazer novas descobertas inclusive em outras áreas como biologia, quimica e fisica.