Alunos de S. José representam país em competição de robótica nos EUA

15/02/2015 - 14:01h

Com tradição na competição First, equipe da Etep tem 30 integrantes. (Foto: Divulgação / Etep)
Com tradição na competição First, equipe da Etep
tem 30 integrantes. (Foto: Divulgação / Etep)

Estudantes de duas escolas técnicas de São José dos Campos vão representar o Brasil em uma competição de robótica em março nos Estados Unidos.  Os robôs, produzidos por eles, devem estar prontos até a próxima terça (17) para serem enviados ao país. Por isso, os alunos aproveitam o feriado prolongado de Carnaval para fazer os últimos ajustes nos equipamentos.

A competição, chamada First, envolve alunos dos ensinos médio e técnico do mundo inteiro. A intenção é fazer com que os estudantes desenvolvam conhecimentos e habilidades na área de robótica. Os robos são avaliados em critérios estabelecidos pelo organizador do evento e a premiação é um troféu.

A equipe da Etep vai participar da seletiva regional de Orlando, na Flórida, e a do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (Cephas) da regional de Nova York. Em todo Brasil, apenas cinco equipes foram inscritas na competição.

Neste ano, o tema escolhido para a competição é a reciclagem. O game se chama RecicleRush e a missão dos alunos é projetar um robô que processe lixo. Para isso, os times tiveram seis semanas para projetar o equipamento e passaram as férias realizando o desafio.

Alunos do Cephas montam robô para competição nos EUA. (Foto: Divulgação / Prefeira de São José dos Campos)
Alunos do Cephas montam robô para competição
nos EUA. (Foto: Divulgação / Prefeira de São José
dos Campos)

Após passar as férias trabalhando no projeto, o estudante Felipe Marques, do 3º ano do curso técnico de Mecatrônica, está otimista. Temos um bom robô e acreditamos que faremos uma boa participação na competição, disse.

É um projeto caro, uma competição fora do país e com fortes concorrentes, disse a coordenadora da Etep, professora Tânica Campos. Neste ano a Etep contou com 30 alunos envolvidos no projeto.

A equipe do Cephas tem  60 integrantes e está otimista após ter conquistado bons resultados nas últimas edições da First.

Em 2013, a escola ganhou reconhecimento na categoria plano de negócios desenvolvido e, em 2014 ficou em terceiro lugar na regional de Dallas.