Alunos de universidade alteram rotina para fugir de crimes em Ribeirão Preto

18/04/2014 - 17:01h

Desde que sofreu uma tentativa de assalto na semana passada no entorno da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), L., 29, aluno do 4º ano de medicina da instituição, passou a usar táxi para percorrer a distância que antes fazia a pé, em 5 minutos, até a casa da namorada.

Uma onda de roubos assusta e deixa em alerta os estudantes da universidade "uma das mais tradicionais de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo)", localizada no bairro Nova Ribeirânia, zona leste. Há um mês, muitos deles, em função dos crimes, passaram a adotar nova rotina para fugir dos assaltos.

A Polícia Militar e a própria instituição têm conhecimento do problema e afirmaram que um plano de segurança está sendo preparado.

Seis alunos relataram à Folha terem sido vítimas dos bandidos. Até os jalecos dos estudantes, usados pelos alunos de medicina nas aulas práticas e de laboratório, são roubados pelos bandidos.

Nenhum deles quis ter o nome divulgado. Uma das alunas está reunindo os boletins de ocorrências registrados eletronicamente para encaminhar na semana que vem ao 4º Distrito Policial, responsável pela investigação.

Ela coletou informações de 12 assaltos que aconteceram em menos de um mês contra alunos dos cursos de medicina, direito e engenharia.

Edson Silva/Folhapress
A estudante H., 19, foi vítima de roubo praticado por um homem que estava de moto

De acordo com os relatos, os assaltos são feitos por homens que usam um Uno na cor vinho ou motos.

H., 19, afirmou que estava na rua Alfredo Benzoni, na esquina com a avenida Arnaldo Victaliano, quando um homem de moto a abordou. "Ele mandou eu deixar o celular na árvore e sair andando, sem olhar para trás", disse.

O roubo aconteceu por volta de 13h e o homem fez menção de estar armado.

Na mesma avenida, três alunos foram roubados no último dia 9, às 21h30. O trio foi abordado por um rapaz que estava encostado no muro de um dos prédios. Em seguida, mais um se aproximou.

Segundo uma das vítimas, A., 22, os ladrões levaram as bolsas e jalecos. Depois, fugiram no Uno vinho.

Já no último dia 24, dois alunos viveram momentos de tensão no último dia 24 de março, quando três assaltantes levaram o carro em que estavam. Uma das vítimas foi mantida sob a mira de uma arma. O carro, um New Beatle, foi levado com todos os pertences dos estudantes.

O assalto aconteceu na avenida Leão 13. O carro foi encontrado dois dias depois pela polícia, abandonado na rua Humaitá, no Santa Cruz. Segundo a polícia, a região registra aumento de roubos neste ano em relação a 2013.

Fonte: Uol