Após reunião, UFU decide manter volta às aulas no dia 17 de agosto

13/08/2015 - 18:01h

Curso UFU (Foto: UFU/ Divulgação)
Aulas da UFU vão retornar na semana que vem
(Foto: UFU/ Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) decidiu manter o calendário acadêmico, que se inicia na próxima semana. A decisão ocorreu após reunião extraordinária ocorrida nesta quinta-feira (13). O retorno das aulas corria o risco de ser alterado devido à greve dos técnicos administrativos da instituição, que já dura quase dois meses.

O Conselho de Graduação decidiu conservar a volta às aulas para o dia 17 de agosto. Foram 28 votos a favor da manutenção do calendário acadêmico, 17 contrários e duas abstenções.

O esforço feito nos últimos semestres para ajustar o calendário acadêmico, prejudicado após a greve dos Professores ocorrida em 2012, foi um dos motivos apresentados pelos conselheiros para não suspender o retorno às aulas.

Segundo eles, a mudança implicaria no prolongamento do semestre letivo até janeiro de 2016. O compromisso com alunos estrangeiros que fazem intercâmbio na UFU e precisam retornar aos seus países de origem com as atividades previstas concluídas também foram citados pelos conselheiros.

Já os defensores do adiamento do início das aulas argumentaram que o trabalho dos técnicos administrativos é fundamental durante o período de ajuste de matrícula do início de semestre.
Alguns coordenadores de curso também relataram que parte dos alunos deles não conseguiu fazer rematrícula via internet.

Os servidores em greve são responsáveis por planejar, organizar, executar ou avaliar as
atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino, à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino (Ifes), além de executar tarefas específicas a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades da instituição.