Aulas de Pilates para adolescentes desenvolvem habilidades físicas e mentais

14/01/2015 - 12:30h

Consciência corporal, postura, melhora do rendimento escolar e concentração são alguns dos benefícios do método se praticado desde cedo

Na adolescência, o peso excessivo das mochilas e as horas em frente ao computador ou videogame exigem um cuidado maior com os ombros e a coluna. Ao mesmo tempo, a pratica regular de atividades físicas feita desde cedo pode render benefícios para toda a vida. O desafio é identificar uma atividade que seduza os jovens para estimular sua prática com disciplina.

O Pilates, por exemplo, é um método que tem conquistado cada vez mais os jovens da Região, e no Atelier do Movimento, em São José dos Campos, as aulas em grupo são as preferidas dos jovens. Com duração de cerca de 50 minutos, as aulas são realizadas de duas a três vezes por semana em turmas de até 4 pessoas.

Essas aulas são muito estimulantes, pois são dinâmicas e divertidas. Em grupo, os alunos podem trocar experiências e aprender a conviver com as diferenças e as particularidades do outro, trabalhando em conjunto em busca dos objetivos em comum”, afirma a instrutora Dra. Fernanda Henrique.

Dra. Fernanda afirma ainda que quanto mais cedo o aluno começar as aulas, maiores serão os benefícios. “O ideal é iniciar as aulas a partir dos 12 anos, quando o adolescente já tem uma boa compreensão sobre seu corpo. Para adolescentes que apresentam problemas articulares ou de coluna, é necessário consultar um médico antes do início das aulas para um melhor acompanhamento”, destaca.

Entre os benefícios que a prática antecipada do método pode trazer, está o amadurecimento da consciência corporal, correção da postura, concentração e coordenação motora, além de incentivar o bom rendimento nas atividades escolares.

A estudante Giulia Canteiras Pousa, 18, pratica Pilates há quase um ano e já observou as mudanças no corpo. “Escolhi o método pois o achei muito completo, e atendia as necessidades que meu corpo precisava. Hoje percebo melhoria na postura e um ótimo ganho de força e disposição. Minhas pernas já estão mais definidas e com tudo isso me sinto extremamente satisfeita com o Pilates”.

Tal disposição e fortalecimento muscular também foram observados pela Fernanda Marinho, 17, aluna do Atelier há um ano. Ela buscou o Pilates por orientação médica, após ter problemas no pé e no pescoço. “Hoje meu pé está totalmente recuperado, inclusive recuperei toda a massa muscular que havia perdido na perna direita”.

Ela, que já praticou aulas individuais, ressalta também o diferencial das aulas em grupo. “Quando dividimos as aulas, o clima fica mais descontraído e os exercícios mais leves. Em grupo, o Pilates fica ainda mais gostoso”, destaca.

O Pilates é uma técnica muito bem elaborada e devido a grande quantidade de exercícios que possui, suas variações e a riqueza de detalhes contida na execução de cada exercício, a técnica consegue alcançar cada aluno em sua necessidade, independente das individualidades de cada um.

Fonte: Alameda Comunicação