Aulas transmitidas por satélite no AM devem ser retomadas após incêndio

12/05/2014 - 17:01h

Aulas devem ser retomadas nesta segunda (12) (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

Após um incêndio destruir o Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as atividades letivas devem ser retomadas a partir desta segunda-feira (12) com um plano de urgência. O complexo incendiado, localizado na Zona Sul de Manaus, gera aulas diárias para cerca de 35 mil alunos em mais de três mil comunidades rurais do Amazonas.

Como as salas incendiadas ainda não foram recuperadas, um conjunto de contêineres foi equipado para atuar como estúdios transmissores. As aulas ministradas nestes ambientes serão geradas via satélite, em tempo real, para o interior.

De acordo com a Seduc, as obras de recuperação do prédio do Centro de Mídias, incluindo os estúdios, sala de operações e complexo de produção audiovisual, danificados pelo incêndio ocorrido no dia 2 de abril, já estão sendo executadas. "Pretendemos concluí-las, igualmente com a mesma rapidez", citou o secretário Rossieli Silva, por meio de assessoria de imprensa.

O primeiro teste dos estúdios foi realizado na quinta-feira (8) em reunião entre o secretário, professores, gestores e coordenadores educacionais dos 61 municípios do interior do Amazonas.

Ainda segundo a pasta, as atividades no interior não foram completamente paralisadas durante o período de pré-instalação dos contêineres. No período de 40 dias após o incêndio, os alunos, em suas comunidades rurais, contaram com atividades como reposição de aulas (via portal), reforço escolar e avaliações. Os trabalhos foram conduzidos pelos Professores presenciais que atendem a cada uma das salas de aulas do projeto no interior.

Contêineres foram equipados para retransmitir aulas (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

Centro de Mídias
O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim, em prédio anexo à Seduc. O complexo é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

Incêndio atingiu três laboratórios da Seduc (Foto: Lhia Mamed/Amazon Sat)
Incêndio atingiu três laboratórios da Seduc
(Foto: Lhia Mamed/Amazon Sat)

No interior, cada uma das salas de aulas instaladas nas comunidades rurais é equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

Atualmente, com o Centro de Mídias, é oferecida educação básica nas modalidades: Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Incêndio
No dia 2 de abril, três salas do Centro de Mídias foram destruídas em um incêndio, entre elas um estúdio onde eram realizadas as gravações das aulas; uma sala de Tecnologia da Informação (TI), de onde eram feitas as transmissões para a zona rural do estado; e ainda um laboratório de produção. Segundo a Seduc, computadores, câmeras filmadoras, equipamentos audiovisuais e pertences de funcionários foram perdidos no incêndio.

Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. A suspeita é de que um curto circuito tenha causado o incêndio no local.