Bel Pesce ganha prêmio mundial da Cartier com projeto de educação

17/10/2014 - 15:01h

Bel Pesce no Prêmio da Cartier, na França (Foto: Etienne Jeanneret/ Cartier)

Com um projeto sobre educação, a brasileira Bel Pesce, de 26 anos, é a vencedora do Women's Initiative Awards, prêmio da Cartier, marca de joias de luxo, que avalia projetos de mulheres empreendedoras de todo o mundo. Esta é a primeira vez que uma brasileira ganha a premiação francesa, realizada neste ano em Deauville, entre os dias 13 e 16 de outubro. O prêmio foi concedido a outras cinco mulheres, uma de cada continente.

Bel é fundadora da FazInova, escola de empreendedorismo e habilidades que oferece diversos cursos gratuitos online e presenciais na sede, localizada em São Paulo.

Ao todo, 1.900 mulheres de todos os continentes enviaram seus projetos, sendo que apenas 18 foram selecionados como finalistas do prêmio. As representantes da América Latina foram, além da Bel Pesce, a brasileira Érica Foureaux, da Noisinho da Silva, e a argentina Gabriela Diaz, da Protext.

Os critérios de seleção do prêmio são: a criação original de um negócio com fins lucrativos, estar em sua fase inicial entre um a três anos de existência, e a posição de liderança deve ser ocupada por uma mulher. O júri avalia a criatividade, e o impacto financeiro e social do negócio.

Bel estudou no MIT, nos Estados Unidos, já escreveu três livros, foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes dos Brasil, pela Revista Época, eleita um dos 30 jovens mais promissores do Brasil, pela Revista Forbes, e entrou na seleta lista dos 10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens pela Cia de Talentos. Seus livros, A Menina do Vale, Procuram-se Super-Heróis e A Menina do Vale 2 já somam mais de 3 milhões de downloads e 100 mil cópias vendidas.