Brasileiros treinam no exterior para melhorar desempenho

12/08/2015 - 14:01h

Para competir com maiores chances na WorldSkills São Paulo 2015, três brasileiros foram se aprimorar na Coreia do Sul. Patrick Herman Andrade, da área de Soluções de TI para Negócios, Eike Duarte Santiago,  de Administração de Sistemas de Rede, e  Kevin Dantas Shih, da modalidade Web Design, com seus respectivos tutores (experts), Robert Luis Knowles, Heitor Augusto Santos Pita e Marcelo Strehl buscaram inspiração naquele país, cuja delegação é uma das fortes candidatas a muitas medalhas este ano.

Os brasileiros treinaram por mais de um mês, a fim de ganhar mais aceleração e precisão, aprendendo com os coreanos, que consideram a educação profissional  uma filosofia.

ws15_treinocoreia (Foto: Paulo Amêndola)
Sul-coreanos ajudaram no desenvolvimento de
competidores brasileiros

“Meu objetivo é sempre chegar em primeiro. Gosto de competir  e funciono melhor sob pressão. O estágio na Coreia foi fundamental na minha preparação”,  salienta o baiano Patrick.

A presença de um grupo de parlamentares, como a deputada Young Joo Kim, durante o evento no Brasil nesta quarta (12) mostra a seriedade com que a Coreia do Sul encara o assunto educação e a competição internacional.

“Há um compromisso institucional do governo coreano na formação tecnológica dos estudantes lá e também aqui no Brasil, com quem o país possui parcerias, através de suas empresas nacionais”, observa Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa para América Latina da Samsung, uma dessas empresas sul-coreanas e patrocinadora da feira desde 2007.

A empresa apoia diversos programas ligados à educação, alguns em parceria com o SENAI.

Entre eles está o Smart Schools, que possibilita o uso da tecnologia dentro das escolas, com o fornecimento de equipamentos (tablets e TVs) e soluções de softwares para educação.  Ao todo, 20 escolas públicas em todo o País, sobretudo nos Estados de São Paulo e Amazonas, são beneficiadas com o programa. Além do Tech Institute, outro programa da empresa, que busca incrementar a educação profissional, através da oferta de bolsas de estudo integrais para desenvolvimento da carreira de jovens brasileiros.