Campeão do 'Soletrando' passa em direito na USP e reencontra professor

08/02/2015 - 04:01h

Dener Luiz Silva, campeão da edição de 2010 do 'Soletrando', o quadro do programa Caldeirão do Huck no qual alunos tinham de pronunciar letra por letra palavras de vocabulário pouco comum, vai estudar direito na Universidade de São Paulo (USP). O jovem de 17 anos passou em 10º lugar no concorrido curso do Vestibular da Fuvest.

LISTA DA FUVEST

Veja quem passou no vestibular da USP

O G1 promoveu o reencontro do estudante com o Professor Sérgio Nogueira, que fez parte da equipe de jurados do programa, na tarde de sexta-feira (6). "Parabéns, estamos muito orgulhoso de você", disse Nogueira ao jovem, cinco anos depois da conquista de Dener.

Na conversa entre os dois (veja no vídeo acima), o professor destacou a capacidade de Dener lidar com a pressão e a habilidade com o vocabulário. "A memória visual e o vocabulário se adquire com muita leitura", afirmou o professor. "Leio desde os quatro anos e sei que não basta decorar a palavra, tem de estudar a sua etmologia", completou o estudante.

Dener também foi aprovado em medicina na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal Paulista (Unifesp), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas em vez de ser médico, optou pela carreira jurídica. "O direito é um sonho meu desde antes do 'Soletrando'", disse Dener, ansioso pelo início das aulas na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O sonho dele é ser juiz.

Dicas do campeão

Se pudesse soletrar uma palavra do dicionário que resume o segredo das suas conquistas, Dener ficaria com D-E-T-E-R-M-I-N-A-Ç-Ã-O.

"O programa me ensinou a buscar ir além do que a gente aprende na escola, a ler dicionários, a estudar. Eu pesquisava muito em casa, lia muitos livros e procurava sempre estar atento aos grandes assuntos" (veja no vídeo acima).

Dener diz que o segredo do sucesso no vestibular é a qualidade, e não a quantidade de estudo. "Tinha aula em período integral e depois estudava mais três horas em casa. Revisava tudo o que aprendi durante todo o ensino médio. E ainda treinava muito a redação, porque isso é um grande diferencial nos vestibulares."

Dener Luiz Silva está com 17 anos; ele foi campeão do Soletando, do Caldeirão do Huck, em 2010, que teve o professor Sérgio Nogueira na equipe de jurados (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Calma e concentração
Dener venceu a final do 'Soletrando' pronunciando corretamente a palavra iâmbico, que significa "pessoa irônica, satírica". A concorrente dele colocou um "h" antes da palavra e foi eliminada. "Eu decorei todas as palavras iniciadas com 'h' do dicionário, e vi que iâmbico não estava entre elas, então só poderia ser com 'i'", revelou o campeão.

Aos 12 anos, jovem acertou como se soletra palavra difícil (Foto: Reprodução/TV Globo)
Aos 12 anos, jovem acertou como se soletra
palavra difícil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Depois da vitória, Dener curtiu a fama de campeão. Deu Entrevista no Programa do Jô (veja aqui) e ganhou uma bolsa de estudos oferecida pelo Colégio Unidade Jardim, de Santo André (SP), onde mora com a família.

O filho de um metalúrgico e uma dona de casa não parou por aí. Além de usar seu conhecimento para passar nos vestibulares, Dener desenvolveu com um amigo e a namorada um projeto social para ensinar alunos carentes a passar nos vestibulinhos de escolas públicas e particulares. "Conseguimos ensinar 60 adolecentes este ano", comemorou.

Dener Luiz Silva está com 17 anos; ele foi campeão do Soletando, do Caldeirão do Huck, em 2010 (Foto: Arquivo pessoal/Fatima Silva/TV Globo/Thiago Prado Neris)
(Foto: Arquivo pessoal/Fatima Silva/TV Globo/Thiago Prado Neris)