'Cansativa e muito difícil', diz aluna que fez prova do Enem em Campinas

08/11/2014 - 17:01h

Fabrícia Santos afirmou que a prova estava difícil (Foto: Marcello Carvalho)
Aluna de Campinas que fez prova afirmou que a
prova estava difícil (Foto: Marcello Carvalho)

Alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), na unidade da Unip, em Campinas (SP), reclamaram da dificuldade da prova. A estudante Fabrícia Santos, de 19 anos, afirmou que as questões estavam complexas e que não caiu nada do que ela tinha estudado. Atualmente, a jovem trabalha como vendedora e quer conseguir pontuação para tentar uma vaga no curso de logística.

"Achei cansativa e muito difícil. As questões estavam muito complexas, difíceis de entender. Além disso, não caiu nada do que eu tinha estudado, não fui bem", disse a estudante. Atualmente, ela trabalha como vendedora e quer conseguir pontuação para tentar uma vaga no curso de logística em alguma Faculdade federal através do Sistema De Seleção Unificada.

Já a auxiliar administrativa Daniele Rodrigues, de 20 anos, fez o Enem para prestar o Vestibular de nutrição, e também reclamou que a prova estava difícil. Segundo ela, caíram muitas questões de política, o que fes o teste ficar complexo e cansativo. "Não gostei da prova, falava muito de política. Achei difícil, chutei 60% da prova", afirmou a jovem.

Jefferson Barbosa havia prestado o Enem pela última vez em 2009 (Foto: Marcello Carvalho)
Jefferson Barbosa havia prestado o Enem pela
última vez em 2009 (Foto: Marcello Carvalho)

O designer Jefferson Agostino é formado em computação gráfica, mas pretende mudar de área e fazer um curso de engenharia da computação. O jovem de 26 anos afirmou que fez o Enem pela última vez em 2009 e sentiu muita diferença da prova de cinco anos atrás para a de 2014. "Achei muito difícil. Tive um choque de realidade. A prova não tem mais nada a ver com a que eu fiz em 2009, achei bem mais profunda", explicou.

Realização das provas
Assim como em anos anteriores, o Enem terá dois dias seguidos de provas. Neste sábado (8), os participantes fizeram as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Neste domingo (9), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, de 12h e às 17h30. Em todos os locais de prova os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília).