Carta de escola a alunos dizendo que nota 'não é tudo' faz sucesso na internet

16/07/2014 - 12:01h

Mensagem de escola a alunos se tornou viral na internet (Foto: BBC)
Mensagem de escola a alunos se tornou viral
na internet (Foto: BBC)

Uma carta enviada aos alunos de uma escola da Inglaterra se tornou viral na internet ao dizer que as notas nem sempre representam aquilo que os fazem "especiais e únicos".

O texto diz aos alunos que a escola está "orgulhosa" do "enorme empenho" que eles demonstraram e que deram "o seu melhor durante uma semana complicada".

"Estes testes nem sempre avaliam tudo aquilo que faz cada um de vocês ser especial e único."

A mensagem foi enviada aos alunos da escola primária Barrowford, em Lancashire, no noroeste da Inglaterra, com os resultados de dois importantes testes.

Os organizadores das provas, diz a carta, "não conhecem cada um de vocês... da mesma maneira que seus Professores os conhecem, eu espero, e certamente não da maneira como suas famílias".

Eles não sabem "como você é confiável, gentil e alguém que tem consideração, e ainda que tenta, todos os dias, dar o melhor de você".

A carta termina dizendo aos alunos "que comemorem os resultados" obrtidos, mas lembra que "há várias maneiras de ser inteligente".

A diretora da escola, Rachel Tomlinson, disse estar "absolutamente surpresa" pela reação à carta, que foi reproduzida no Facebook e no Twitter e virou notícias em diversos jornais. Ela disse ter encontrado a mensagem em um blog americano na internet.

A diretora negou que a mensagem da carta era de que as notas dos testes não importam. "Nós nunca daremos aos alunos a mensagem de que as conquistas acadêmicas não são mportantes - o que fazemos é ter certeza que aprovamos alunos confiantes, articulados e realmente independentes que assim seguirão rumo à próxima fase de suas carreiras escolares".

No Twitter, a escola Barrowford comemorou: "'Uau'. Há mensagens em todo o mundo sobre esta carta!! Tudo o que fizemos foi lembrar nossos (alunos) o quão incríveis eles são!!!".

A mensagem foi reproduzida mais de mil vezes e o nome da escola virou um das palavras mais comentados no Twitter.