Celular com 3G pode usar chip 4G? Entenda

04/12/2013 - 10:52h

A chegada da Internet 4G ao Brasil acabou interessando muitos usuários, que resolveram migrar seus planos 3G para a recente conexão mais rápida. Mas para isso, foi necessário alterar os cartões SIM para os modelos que estão sendo oferecidos pelas operadoras. Mas e se o usuário quiser utilizar o chip 4G em um celular 3G mais antigo? É possível ou é preciso trocá-lo novamente? O TechTudo responde.

Com o início da Internet 4G aqui no Brasil, a 3G vai deixar de existir?

Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo

Portanto, para quem adquiriu um chip 4G e agora está na dúvida se ele vai funcionar em um aparelho que não suporte o novo padrão de Internet que está chegando ao Brasil, não há necessidade de preocupação. Ele rodará normalmente. A questão é bem simples: os novos chips têm capacidade de rodar no 4G, porém não rodam só no 4G. Este é como o máximo que eles podem alcançar, mas não impede o funcionamento em velocidade mais baixa.

Sony Xperia Z Ultra apresentou bom desempenho durante os testes e rodou bem o seu Android 4.2.2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
É possível utilizar o chip 4G em dispositivos 3G mas sem a conexão de alta velocidade (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Sim, é possível. Assim como os chips 3G funcionam em celulares 2G, os 4G rodam nos aparelhos 3G.  Em termos de compatibilidade não há qualquer tipo de problema, tanto usando um SIM 3G para um aparelho 4G quanto no caso contrário: ambos irão funcionar. No entanto não vai ser possível aproveitar a sua Internet com alta velocidade se o celular não for compatível com o 4G.
Para entender melhor então, para acessar a Internet com a velocidade do 4G, é preciso ter um chip 4G, com o plano de dados contratado junto a uma operadora, e um smartphone que também tenha a conectividade deste padrão.

galaxy s duos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Galaxy S Duos da Samsung oferece Internet 3G (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: www.techtudo.com.br