Com 50 mil alunos, Universidade de Brasília volta às aulas nesta segunda

09/03/2015 - 05:01h

Universidade de Brasília - Brasília (DF) #Obras_Niemeyer (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Prédio do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Com mais de 50 mil estudantes, a Universidade de Brasília dá início nesta segunda-feira (9) ao primeiro semestre deste ano. A semana de Boas-Vindas se inicia às 9h no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Asa Norte, e prossegue com atividades até sexta. A aula magna será ministrada pelo ex-aluno e atual governador, Rodrigo Rollemberg.

Entre as atividades previstas para o retorno das atividades estão apresentações de música, oficinas de teatro e exposições fotográficas. Segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a semana é um momento inicial de acolhimento dos estudantes que acabam de chegar à instituição.

"É uma excelente oportunidade de integração dos novos alunos que vão passar um período considerável de suas vidas aqui", diz. "Aos jovens, desejo que potencializem ao máximo os anos de estudo e usufruam de todas as oportunidades que esse universo, a UnB, proporciona a cada um que vem buscar a realização de sonhos de um futuro melhor."

A campanha desse ano traz a hashtag #pqeuamoaunb nas redes sociais e o Guia do Universitário das Galáxias, um hotsite contendo dicas e informações sobre a UnB e a vida nos campi. Escrito por jovens veteranos da universidade, o endereço eletrônico traz dicas úteis para quem inicia a vida acadêmica, como linhas de ônibus que circulam nos quatro campi da UnB e atividades de ensino, pesquisa e extensão que podem ser exploradas pelos estudantes.

Durante as férias, o campus Darcy Ribeiro recebeu manutenção do sistema elétrico, da iluminação e da telefonia. A unidade é a maior e mais antiga da instituição, que conta também com polos em Ceilândia, Planaltina e Gama.

Nas áreas externas, a sinalização foi revitalizada e houve instalação de meios-fios, além de limpeza, restauração e ampliação de calçadas. Entre espaços da universidade com iluminação nova estão a área entre o Instituto de Química e o Cespe, o estacionamento da Faculdade de Ciências da Saúde e o Bloco de Salas de Aula Sul.

As salas de aula passaram por reparos, algumas ganharam quadros novos e retroprojetores. Houve ainda substituição de carteiras danificadas e pintura das instalações. Na área verde, foi realizado o plantio de grama, aplicação de brita, poda e corte de árvores.