Com auxílio de intérprete de Libras, aluna acompanha aulão em Arcoverde

30/08/2014 - 16:01h

Bruna Letícia de Freitas [Esquerda], 17 anos, contou com ajuda da tradutora para entender aula (Foto: Luka Santos / G1)
Bruna de Freitas (E), 17 anos, contou com ajuda da tradutora de Libras para entender aulas do aulão do Projeto Educação, em Arcoverde (Foto: Luka Santos / G1)

Em um universo de 4 mil alunos, a estudante Bruna Letícia de Freitas, 17 anos, era a única que não podia ouvir diretamente a voz dos Professores. Mas isso não impediu que ela ficasse sem entender todas as dicas passadas pelos professores no aulão do Projeto Educação, realizado neste sábado (30), em Arcoverde. Acompanhada por uma intérprete da Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras), Bruna prestou atenção em todas as aulas, anotando e resolvendo questões.

O G1 transmite ao vivo o aulão e os internautas podem baixar aqui a apostila que foi entregue aos estudantes.

Sorridente, a aluna do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Belo Jardim, no Agreste do estado, tem, durante a semana, um intérprete de Libras na institutição. Neste sábado, a escola precisou contratar um profissional com agenda livre que pudesse acompanhar Bruna em mais uma preparação para o Vestibular. Likássia Gomes foi a escolhida e não deixava passar nenhuma vírgula.

Likássia Gomes traduz para libras o aulão do Projeto Educação (Foto: Luka Santos / G1)
Likássia Gomes traduz para Libras o aulão do Projeto Educação (Foto: Luka Santos / G1)

As duas enfrentaram pouco mais de 1 hora de estrada para poder chegar a Arcoverde, no Sertão. A deficiência de Bruna não é, em nenhum momento, um empecilho para a aprendizagem. "É de uma importância grande estar aqui neste momento. Estou achando muito legal e aprendendo as dicas de todos os professores. As explicações estão sendo boas, e eu posso aprender", comentou a estudante.

Segundo os amigos de sala, Bruna é uma das mais aplicadas estudantes da turma do IFPE de Belo Jardim, sempre atenta às lições. O objetivo, ela já tem certo. "Vou fazer direito, vou passar para me tornar uma juíza", disse, com convicção.

O aulão do Projeto Educação
Ao todo, 4 mil estudantes, de 117 instituições, participam da revisão. Os estudantes foram escolhidos pelas próprias escolas, que fizeram uma seleção própria. No ano passado, o aulão do interior aconteceu em Belo Jardim. O próximo evento, que acontecerá no Chevrolet Hall, em Olinda, está previsto para o dia 19 de outubro.

Neste sábado, 14 professores participam do aulão: Beraldo Santos e Diego Mendonça, de física; Fernando Beltrão, de biologia; Vicente Santos, de português; Fernanda Bérgamo, de redação; Marco Antônio e Otacílio Barreto, de inglês; Ana Carla de Andrade e Carol Bello, de espanhol; Evandro Costa e Vinícius Ribeiro, de geografia; Ricardo Gomes, de história geral; Lula Couto, de história do Brasil; e Gilton Lyra, de química.