Com inglês na 1ª fase, Unicamp prevê 'benefício' a alunos de escola pública

19/11/2014 - 11:01h

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (Foto: Neldo Cantanti / Unicamp)
1ª fase do Vestibular da Unicamp será realizada
neste domingo (Foto: Neldo Cantanti / Unicamp)

A aplicação da prova de inglês na primeira fase do vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), marcada para este domingo (23), deve auxiliar candidatos egressos de escolas públicas, segundo a comissão responsável por organizar o processo seletivo. Para o coordenador da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, a mudança pode aproximar a instituição da meta definida pelo governo que propõe às Universidades estaduais de São Paulo matricular, até 2017, 50% de alunos que cursaram o ensino médio na rede pública.

"Para o pessoal do ensino médio de escola pública, o inglês é meio "relaxado", deixado de lado. Em particular, o camarada paga escola e pode levar vantagem. Há uma expectativa [de aumentar a inclusão], a gente espera", falou o coordenador. Neste ano, os candidatos terão de responder a oito questões  de múltipla escolha desta disciplina durante a primeira fase do vestibular, formada por 90 perguntas. Contudo, a universidade decidiu excluir o inglês da segunda fase do processo, quando o conteúdo era dividido em oito questões dissertativas.

A primeira etapa do exame da Unicamp será aplicada neste domingo, em 20 cidades do estado de São Paulo e Brasília. Os candidatos inscritos disputam 3.320 vagas em 70 cursos. Este foi o sexto ano consecutivo em qua a universidade registrou alta no número de inscritos. De acordo com a Comvest, a expectativa é de que o processo registre índice de abstenção de 5% nesta fase, percentual inferior aos 6,93% do exame aplicado em 2014.

Políticas de inclusão
Neste ano, 37% dos alunos matriculados na Unicamp estudaram integralmente em rede pública durante o ensino médio - alta de 20,5% sobre o número registrado no ano anterior. Segundo análise da Comvest, o crescimento refletiu o aumento do bônus concedido pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (Paais). O plano bonifica alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em unidades públicas com 60 pontos (antes eram 30) a mais na nota final do vestibular. Já os candidatos que fizeram a autodeclaração étnico racial como negro, indígena ou pardo ganham, além dos 60 pontos, uma bonificação de 20 pontos. Em 2014, este grupo ficou com 17,7% das vagas e a meta da instituição é alcançar índice de 35%, até 2017.

Segundo Oliveira, a universidade mantém discussões sobre outras medidas que devem ser implantadas nas próximas edições, para que os objetivos sejam cumpridos pela instituição. "Nós temos uma série de cursos que já cumprem a meta, mas temos outros que não vamos cumprir com estas ações afirmativas do Paais. Outras modalidades de ingresso estão sendo discutidas, mas isso para o vestibular 2016", resumiu o coordenador da Comvest.

Candidatos realizam prova do vestibular 2014 da Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1)
Candidatos realizam prova do vestibular 2014 da
Unicamp   (Foto: Fernando Pacífico / G1)

O vestibular
Com a transferência da redação para a segunda fase do processo, a prova da primeira fase passou a ser formada por 90 questões de múltipla escolha. São 14 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 14 de matemática, nove de história, nove de geografia, uma de filosofia, uma de sociologia, dez de física, dez de química, dez de biologia, oito de inglês, além de quatro questões interdisciplinares. Cada questão terá quatro alternativas. O tempo máximo de prova na primeira fase é de 5h e o mínimo, de 3h30.

A segunda fase do vestibular da Unicamp será realizada entre os dias 11 e 13 de janeiro. No primeiro dia, os candidatos terão de fazer a prova de redação, formada por duas propostas de textos, além do exame de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. No segundo dia, os estudantes terão de fazer as avaliações de matemática, história e geografia, enquanto que o último dia é reservado para as provas de física, química e biologia.

Cada avaliação é composta por seis questões. O candidato terá tempo máximo de quatro horas em cada prova, e mínimo de 2h30. Outras informações estão no site da Comvest.