Competidores da Olimpíada do Conhecimento 2014 são de todas as partes do país

15/08/2014 - 12:01h

Festa de encerramento da Olimpíada do Conhecimento 2012 (Foto: Maurício Nascimento)

A 8ª Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), será realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e receberá 800 competidores vindos dos quatro cantos do país. Algumas delegações vão percorrer quase 3000 km até a cidade-sede em Minas Gerais.
Os estudantes disputarão as melhores colocações nas provas de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Este ano a competição, que é realizada a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e, pela primeira vez, dos Institutos Federais de Tecnologia.

Os Gaúchos estão chegando
Talvez os gaudérios não venham de bombacha, vestimenta típica dos gaúchos de nascença, para impressionar os adversários. Mas, os competidores do Rio Grande do Sul vêm com força total para esta 8ª Olimpíada do Conhecimento.
São 38 estudantes, sendo 36 alunos do SENAI e dois do Senac. Eles sairão de Porto Alegre e deverão percorrer cerca de 1500 km até Belo Horizonte, local das provas. Disputarão provas em 25 ocupações, preparados para vencer, como conta o diretor regional do SENAI-RS, José Zortéa.
É um momento especial para todos. Para o aluno, que terá um grande aprendizado como profissional e ser humano, já que a experiência adquirida em uma preparação e na competição em si lhe trará muitos frutos, para os instrutores e avaliadores e para o SENAI, que tem aí uma forma de avaliar seu trabalho e compará-lo com os demais estados, explica José Zortéa.

Minas Gerais é o estado com maior número de representantes
Sem precisar sair do próprio estado, a delegação mineira é a maior do torneio. Com 61 competidores disputando em 49 ocupações, o potencial para conquista de medalhas é promissor segundo conta Priscila Silva Teixeira, instrutora de Formação Profissional do SENAI-MG e treinadora do representante mineiro em confeitaria. Estamos trabalhando muito, cerca de 12 horas de treinamento todos os dias. Portanto entre os 10 competidores dessa ocupação, esperamos uma boa colocação, conta Priscila, que já esteve do lado de lá, foi medalhista de prata em confeitaria na Olimpíada de 2010 e recebeu prêmio de excelência na WordSkills 2011.

Amazonenses farão mais de 3 horas de vôo
A delegação do estado do Amazonas com 13 competidores sairá no dia 29 de agosto de Manaus com destino à Belo Horizonte para chegar em tempo do evento de abertura do torneio a ser realizado no dia 31, na Arena Vivo, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
O grupo, que tem representantes em 11 ocupações, viajará junto com os treinadores, cerca de 2500 quilômetros ou 3h30 horas de vôo até a cidade-sede da Olimpíada do Conhecimento 2014. Eles deverão percorrer uma das maiores distâncias, entre todos os competidores deste ano.
Segundo o treinador em Mecatrônica e instrutor de Formação Profissional do SENAI-AM, Marcos Alexandre, o treinamento agora está concentrado no fator comportamental. Nessa reta final para a Olimpíada estamos focados em preparar os competidores para o controle emocional. O ritmo de treinos da técnica diminuiu bastante, conta o treinador que competiu no torneio de 2008.

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2014 formarão a delegação brasileira que participará da 43ª WordSkills Competition, competição que reúne jovens do mundo inteiro e que, em 2015, será realizada pela primeira vez na América Latina, na cidade de São Paulo.