Ser Universitario
 

Conheça as escolas da rede estadual finalistas do concurso "Bola da Família". Veja qual você gosta mais?

21/11/2013 - 06:03h

Unidades eleitas farão uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena de São Paulo (Itaquera)

O concurso “Bola da Família” elegeu na última sexta-feira (8/11), suas 15 finalistas. As escolas que fazem parte doEscola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está localizada e o tema Copa do Mundo. Cada uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino escolheu a sua representante, e as finalistas foram escolhidas por uma comissão da Secretaria e do Comitê Paulista da Copa.

- Confira aqui as 15 finalistas do concurso

O julgamento foi realizado em duas fases. A primeira, classificatória, considerou os temas “Torcida Brasileira”, “Futebol” e “Característica Regional” dentre as escolhidas, e a segunda avaliou os materiais. Nessa segunda fase, três jurados analisaram dois quesitos: o material customizado e a criatividade da escola para produzir o material. No primeiro quesito, foram avaliadas qualidade e capricho na confecção da bola, e no segundo quesito, conceito e reprodução. 

- Confira aqui o regulamento do concurso “Bola da Família”

- Conheças as regras do julgamento para eleger as 15 finalistas

As eleitas já garantem como premiação do concurso uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena de São Paulo (Itaquera). Na finalíssima, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos artistas vão ganhar a visita aos centros de treinamento dos times do coração, além de outras premiações.

A ação faz parte das atividades da Educação para aproximar ainda mais as comunidades das unidades de ensino. As Escolas da Família ficam abertas aos finais de semana e promovem uma programação gratuita para todos os participantes. Além do concurso cultural com as bolas, as instituições também realizam campeonatos, cursos, rodas musicais entre outros eventos que reúnem semanalmente mais de 200 mil pessoas em todo o Estado.

Calendário escolar

No ano em que o Brasil sedia a competição mundial, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho e 12 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.

Outra definição do cronograma é que o início das aulas será antecipado do primeiro dia letivo de fevereiro - como tradicionalmente acontece - para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro. 

Também foi definido que os alunos, Professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 19 de outubro, fazendo com que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei, sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes.

Escola da Família

Desde 2003 a Secretaria da Educação, por meio do Programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana. O programa atua em cerca de 2.300 unidades escolares em todo o Estado, e em 2013 completou uma década de atuação.

Foto: A2 Fotografia / José Luís da Conceição

Bola da EE. Da Quadra - Diretoria de Ensino Botucatu

Foto: A2 Fotografia / José Luís da Conceição

Concurso elegeu as 15 finalistas do Bola da Família nesta sexta-feira (8/11), em São Paulo

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook


Fonte: educacao.sp.gov.br


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias