Contra mudanças no Fies, alunos protestam e fecham avenida em SP

10/03/2015 - 14:01h

Estudantes da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) fecharam nesta terça-feira os dois sentidos da avenida Liberdade, na Liberdade (região central de SP).

De acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) o bloqueio era total na altura da rua Condessa de São Joaquim e durou cerca de duas horas.

O grupo protestava pois nesta terça é o último dia para a validação do Fies e não há mais senhas para atendimento na FMU.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo tinha cerca de 40 alunos e a manifestação foi pacífica.

As desavenças entre o Ministério Da Educação e as instituições privadas começaram no final do ano passado, quando portarias alteraram o fluxo de pagamentos do programa às instituições e definiram um mínimo de 450 pontos no Enem para novos contratos. Também ficou definido, posteriormente, que cursos com reajustes acima de 6,4% não teriam financiamento autorizado.

O MEC afirmou ainda que cursos com nota 5 (indicador máximo de qualidade) continuam com "atendimento pleno", enquanto aqueles com nota 3 ou 4 estão sujeitos a "alguns aspectos regionais".

Procurada, a FMU ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Uol