Controle de tarefas em 3 dicas importantes

20/08/2014 - 13:07h

Está com dificuldade de priorizar aquilo que é realmente importante? Elaboramos uma lista com 3 atitudes capazes de te fazer um vitorioso na difícil missão de ser uma pessoa mais organizada.

Controle de tarefas em 3 dicas importantes.

As 3 dicas de controle de tarefas

1- Anote tudo
Em meio a tantos papéis e tarefas a serem realizadas, não saber por onde começar é um mal que assombra muita gente. Para levar uma vida mais organizada dentro do ambiente de trabalho, comece listando tudo o que precisa ser feito. Tenha em mente que é você quem deve comandar seus problemas e não eles controlarem você. Separe tarefas de projetos: temas grandes que têm muitas etapas a serem cumpridas, provavelmente é um projeto – isso tende aotimizar seu tempo de trabalho. A ideia é não se esquecer de nada, ser o mais crítico que puder e deixar de lado aquilo que é supérfluo – nada de “encher linguiça”,rs!

2- Aloque recursos e priorize tarefas
É neste momento que chegamos ao fim do dilema: muitas tarefas e poucos recursos. Alocar e priorizar é a receita do sucesso. Primeiramente, você deve designar funções, estabelecer o que cada um vai fazer – leve em conta a capacidade de produção da pessoa escolhida e também quanto tempo ela tem disponível para executar tal tarefa. Criar planilhas pode ser uma opção de conciliar e manter o controle das atividades, dos seus respectivos envolvidos e das datas de entregas finais. A partir de uma visão mais organizada do todo, fica mais fácil estabelecer prioridades, e distinguir o que é importante do que é urgente – aliás é este o verdadeiro trabalho de um gestor: administrar o tempo de uma maneira estratégica, que vise um retorno positivo e lucrativo para a empresa.

3- Preserve seu capital intelectual
Ter o histórico de todas as decisões que foram tomadas ao longo de determinado processo garante que você tenha argumentos diante de indesejáveis, mas possíveis, contratempos. Muito pode acontecer desde o começo até o fim de um projeto: equipes podem ser reposicionadas, prazos ajustados, fluxo de informações trocados… Enfim, se você mantiver esse “dossiê” completo e com fácil acesso, pode garantir a produtividade e credibilidade da sua empresa.

Fonte: ogestor.eti.br