Corpo de Rubem Alves deixa Câmara de Campinas e segue para cremação

20/07/2014 - 15:01h

Corpo de Rubem Alves saiu de Campinas em carro funerário (Foto: Leandro Filippi / G1)
Corpo de Rubem Alves saiu de Campinas em carro
funerário (Foto: Leandro Filippi / G1)

O corpo de Rubem Alves deixou o Plenário da Câmara de Campinas (SP), onde era velado desde a noite de sábado, às 11h40 deste domingo (20). O cortejo segue para o Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde o escritor será cremado ainda nesta tarde. O educador morreu com falência múltipla de órgãos no sábado, aos 80 anos, no Centro Médico de Campinas, onde estava internado desde 10 de julho.

Além do desejo de cremação do seu corpo, o velório de Rubem Alves aconteceu do jeito que ele planejou. No sábado à noite, em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, foi lida uma carta do próprio escritor, que ele entregou à sua filha Raquel Alves e que ficou guardada o Professor de antropologia aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Carlos Brandão, seu melhor amigo. O documento tem dez páginas e foi escrito há três anos.

No texto, ele pediu para ser cremado e ter as cinzas jogadas embaixo de um ipê amarelo enquanto são lidos textos de seus poetas preferidos, como Cecília Meireles e Fernando Pessoa. Amigo de Alves por mais de 40 anos, Brandão levou a carta ao velório. "Vou fazer a vontade dele, vamos estar apenas entre amigos e familia embaixo desse ipê e vamos ler todos esses poemas que ele pediu", disse Brandão.

Velório
O corpo de Rubem Alves chegou ao Plenário da Câmara em Campinas às 21h35 de sábado, três horas e meia após o previsto. Segundo Marcos Nopper Alves, um dos três filhos do escritor, houve atraso na liberação do corpo. A pedido da família, o velório foi fechado ao público às 23h e reaberto às 7h deste domingo.

Aproximadamente cem pessoas foram se despedir do escritor e educador ainda na noite de sábado. Além dos filhos e da esposa, Lídia Nooper Alves, políticos, amigos e admiradores de Rubem Alves, um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, estiveram na Câmara nesta manhã de domingo para o adeus.

Rubem Alves (Foto: Instituto Rubem Alves)
Rubem Alves morreu em Campinas neste sábado (Foto: Instituto Rubem Alves)