Crise: Uerj deve começar aulas com déficit de 570 professores

05/02/2015 - 12:01h

• Thiago Facina/Uerj

O ano letivo de 2015 na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) pode começar com déficit de cerca de 570 Professores.

A estimativa é de Lia Mattos Rocha, uma das diretoras da Asduerj, a associação de Docentes da instituição de ensino superior.

Ao todo, 800 profissionais tinham contrato temporário com a Uerj, mas a Justiça do Rio determinou que esse vínculo fosse substituído por professores concursados em abril do ano passado.

O temor dos representantes da Asduerj é que não haja tempo hábil para a posse dos 540 novos docentes uma vez que a Uerj passa por grave crise financeira.

"Estamos preocupados porque não há como começar o ano sem essas pessoas", afirma Rocha. "Em algumas unidades, como a FFP (Faculdade de Formação de Professores) e o Cap-Uerj (Colégio de Aplicação da Uerj), os substitutos são os responsáveis por  50% da carga horária."

Segundo a associação dos docentes, a Superintendência de Recursos Humanos teria informados que não existe autorização para a posse dos 570 concursados.

Diminuição do número de salas

Diretor do Colégio de Aplicação da Uerj, Linconl Tavares conta que também aguarda os trâmites internos para a definição das turmas deste ano. Mas já adianta que faltam professores não apenas na educação básica, mas também na Educação Especial. Ele conta que cem professores da escola, metade do corpo Docente era temporária.

Eles requisitaram ao menos 69 vagas, mas conseguiram apenas 42 ?" e os concursados não estão com a posse definida. "O que estamos pleiteando agora é que os trâmites sejam acelerados para que possamos contar com esses novos professores para definirmos as turmas deste ano. Sem eles, vai ser difícil", diz Tavares.

No Instituto de Geografia da Uerj, houve diminuição do número de turmas desde 2010. O diretor da unidade, Hindenburgo Francisco Pires, conta que há pelo menos seis concursos na unidade aguardando autorização oficial para acontecer.

Autor da ação civil pública que culminou na decisão do Tribunal, o promotor Henrique Aragão Carraro Bastos, da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, reuniu-se com representantes da Uerj na última quinta-feira. A universidade se comprometeu a apresentar planilha com a situação atual de profissionais temporários e o quadro anterior de contratações.

Procurada, a reitoria não respondeu às solicitações do UOL.

Fonte: Uol