De maneira descontraída, escola ensina diversidade sexual a alunos japoneses

26/06/2014 - 16:01h

No Japão, 70% dos estudantes já sofreram bullying e 30% pensaram em cometer suicídio, diz pesquisa

Um cartaz com diversas possibilidades de orientação sexual foi o jeito encontrado por uma escola japonesa da cidade de Saitama (na região metropolitana de Tóquio) para falar sobre sexualidade a adolescentes. A medida foi adotada em um momento em que o Japão vive um grande aumento de casos envolvendo bullying contra estudantes LGBTs.

Reprodução

Cartaz foi fixado perto da enfermaria da escola secundária da Prefeitura de Saitama

De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo  Inochi Risupekuto Howaito Ribon Kyanpen (Campanha do Laço Branco pelo Respeito à Vida, em tradução livre), com sede na capital do país, e divulgada pelo Japan Times em maio, 70% dos estudantes homossexuais japoneses já sofreram algum tipo de bullying e 30% já pensaram em cometer suicídio. Além disso, 11% disseram ter sofrido abuso sexual.

O cartaz da escola secundária da Prefeitura de Saitama, intitulado "de quem você vai gostar", apresenta diversos tipos de relações afetivas: heterossexuais, homossexuais, bissexuais e inclusive os assexuados. O material visual é parte de uma série de informações sobre saúde e explica ainda que as orientações são inatas à pessoa e não podem ser modificadas por pressões externas.

Bachelet assina primeiro projeto de reforma educacional no Chile

Senador paraguaio se diz "discriminado" por ser hétero e critica proposta brasileira na OEA

Governo japonês será processado por não divulgar informações de Fukushima

A adolescência é quando geralmente é realizada a descoberta da orientação sexual e, para isso, deve-se levar tanto tempo quanto for necessário, aconselha o material.

O texto introdutório do cartaz diz que, quando os jovens chegam à puberdade, eles muitas vezes gostam de outras pessoas e isso é chamado atração sexual. Dependendo de quem a pessoa goste, esta é sua orientação sexual. A maioria é heterossexual, mas as pessoas que são homossexuais e bissexuais não formam um grupo pequeno. A orientação sexual é inata e não pode ser modificada por intervenção, por isso não é preciso mudar suas preferências.

Fonte: Uol