Em assembleia, professores da Ufam aprovam indicativo de greve sem data

09/05/2014 - 12:01h

Professores votaram por indicativo de greve nesta quinta (Foto: Divulgação/Adua)

Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram, nesta quinta-feira (8), indicativo de greve sem data. A decisão foi por ampla maioria durante Assembleia Geral (AG) realizada na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).

De acordo com a Adua, os professores deliberaram uma série de medidas para a mobilização da categoria nas próximas semanas. Durante análise de conjuntura, eles avaliaram a necessidade de articulação com todos os segmentos da comunidade acadêmica na perspectiva da construção da greve.

Ainda segundo a associação, os docentes destacaram a falta de avanços, por parte do governo, no atendimento à pauta da reivindicação dos professores da greve de 2012, quando as aulas foram paralisadas por quatro meses. "As nossas condições de trabalho continuam precarizadas e o aumento salarial, concedido após a interrupção do movimento paredista e fechado com um sindicato governista que não nos representa, já foi corroído pela inflação", disse o presidente da Adua, José Belizario.

Conforme a agenda aprovada pela AG, os professores das unidades acadêmicas devem fazer reuniões setoriais no período de 19 a 22 de maio. No dia seguinte, os professores voltam a se reunir na sede da Adua para a instalação de mais uma Assembleia Geral, para avaliação da discussão feita nas Faculdades e institutos e nova votação.

A diretoria da Adua e o Comando de Mobilização, definido no dia 18 de março " durante a última AG da categoria, antes do recesso ", terão novo encontro no dia 15 deste mês, às 14h, na sede da seção sindical, para articular as reuniões setoriais e as ações junto a outros segmentos da universidade e categorias do serviço público.